Apesar de rival Adidas patrocinar evento, anunciante lança “Find Your Greatness” às vésperas da abertura
A Nike lança nesta quarta-feira, 25, um comercial que promete gerar
muita polêmica diante das rígidas regras do Comitê Olímpico
Internacional (COI) sobre o chamado marketing de emboscada. Embora os
Jogos Olímpicos tenham patrocínio da rival Adidas, o anunciante se
arrisca e lança o filme “Find Your Greatness”, criado pela
Wieden+Kennedy de Portland, com auxílio da Remix Southamerica, de Buenos
Aires.
Na peça (confira abaixo), a Nike não faz qualquer
citação dos termos “Jogos Olímpicos”, mas a ligação está mais do que
clara. Ela defende que as pessoas precisam encontrar sua grandeza, algo
que não está restrito apenas a um lugar (Londres) ou uma pessoa (um
medalhista) e melhorar sua condição atual, seja ela qual for. Trata-se
de uma grande homenagem aos atletas amadores, que aparecem em diversas
“Londres” do mundo, seja na cidade de London no estado americano de
Ohio, seja na East London da África do Sul, seja na Little London da
Jamaica ou em uma academia chamada London Gym.
O filme tem
produção grandiosa aos moldes de “Best Job in The World”, criado pela
própria agência para ativar o patrocínio olímpico da P&G. Ou seja:
além do anunciante, a agência também assume o grande risco de criar
peças tanto para uma campanha “oficial”, quanto para uma campanha “de
emboscada”. Sem contar que há algumas semelhanças entre as peças, como a
narrativa que aposta no “por trás das cenas” dos atletas, mostrando o
esforço que os torna grandes. Sejam os medalhistas da P&G, sejam os
amadores de Nike.
A peça traz ainda mensagens que podem ser
lidas como hostis aos Jogos: “grandeza não precisa de estádios”, e
“grandeza não precisa de um hino próprio”. E conclui: “a grandeza é para
todos nós”.
Como polêmica pouca é bobagem, a campanha terá um
complemento no Reino Unido, justamente a casa dos Jogos Olímpicos deste
ano, cuja cerimônia de abertura ocorre na sexta-feira, 27: outdoors
estamparão atletas amadores de basquete, tênis, corrida e outros
esportes e serão expostos em lugares de muita frequência em Londres,
como Oxford Circus e Piccadilly Circus. Agora, é aguardar as reações dos
concorrentes e do COI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário