Os investimentos
publicitários cresceram 10% no primeiro semestre de 2012, em relação ao
mesmo período do ano passado, atingindo R$ 43,8 bilhões. Os dados são do
Monitor
Evolution, serviço que monitora mensalmente os investimentos dos
anunciantes, agências e as categorias de produtos veiculados nos
principais meios de comunicação. O mercado publicitário continua
crescendo, ainda que não no mesmo ritmo do ano anterior.
Nos meios de comunicação,
a TV lidera, sendo responsável por 55% do total, que corresponde a R$
24 bilhões – uma variação de 13% em relação ao mesmo período de 2011. O
rádio e a internet apresentaram maior crescimento percentual, 25% e 18%,
respectivamente. Na análise por praças, a cidade de São Paulo é
destaque, com 28% desses investimentos, porém os mercados que mais
cresceram percentualmente foram Fortaleza e Manaus (24% e 16%,
respectivamente), impulsionados principalmente pelos investimentos do
comércio, como concessionárias e lojas de departamento.
Anunciantes
No ranking de anunciantes, a Casas Bahia e a Unilever continuam nos
primeiros lugares, porém agora com uma diferença menor entre as duas. No
1º semestre de 2011, a diferença era de R$ 420 milhões. Com o
crescimento de 21% da Unilever, a diferença agora é de R$ 220 milhões.
“A última vez em que a Unilever foi primeira no ranking de anunciantes
foi em 2002. Desde então, Casas Bahia ocupa a liderança em volume de
investimento publicitário e essa foi a menor diferença registrada no
período”, comenta Rita Romero, diretora executiva de negócios do Monitor America Latina.
A Caixa passou da 7ª para a 3ª posição, com um crescimento de 68% no
volume de investimento. A Petrobrás, que não figurava entre os 30
maiores no ano passado, ocupa a 13ª posição e o Banco do Brasil foi da
23ª para a 21ª posição no ranking.
Agências
Dentre as agências, as três primeiras posições continuam ocupadas pela
YR, Almap BBDO e Ogilvy & Mather Brasil. A Wmccann, que ocupava o 6º
lugar no ranking no ano anterior, passa para a 4ª posição, após
acréscimo de 32% no volume de investimento. A JWT permanece na quinta
posição no ranking. As 50 maiores agências do mercado brasileiro
movimentam 62% da verba publicitária nacional.
Setores e categorias
Entre os setores, Comércio e Varejo continua líder em volume, porém
Serviços ao Consumidor, que ocupava a 3ª posição no ranking, está agora
em 2º lugar, com um crescimento de 16%. O setor de Higiene Pessoal e
Beleza, com um crescimento de 13%, passa a ocupar o 3º lugar. Mercado Financeiro
e Seguros permanece estável, na 5ª posição. Já entre as categorias, as
lojas de departamento estão em primeiro lugar, com R$ 3,1 bilhões,
apesar da variação de apenas 4%.
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