Versão 4 portas do compacto terá motor 1.4 de 122 ou 185 cavalos.
“Sportback” é o nome chique usado pela Audi
para designar a variante quatro portas dos seus modelos com nomes
terminados em número ímpar, consequentemente automóveis que fogem de
propostas tradicionais. É o caso de A3, A5 e A7 – este último, um sedã
executivo para jovens executivos, é a exceção, já que só oferece um
estilo de carroceria. Ou seja: quem leva o sobrenome Sportback tem mais
portas e mais estilo. O mesmo raciocínio vale para o sub-compacto A1. Ou
quase.
A1 Sportback chega em setembro, ainda sem preços definidos (Foto: Divulgação)
Apresentado no último Salão de Tóquio, em dezembro, o A1
Sportback será vendido no Brasil a partir de setembro, por preços que
serão definidos somente às vésperas de seu lançamento. Somar duas portas
ao A1 é o que a Audi tem em mãos para intimidar o avanço do rival Mini
Cooper – que desde sua chegada ao Brasil já ganhou uma série de versões e
variações de carroceria. Nesse ano, são 1.078 emplacamentos do compacto
inglês, ante 726 do alemão.
Laranja Samoa é cor inédita na gama A1 (Foto: Divulgação)
Ainda que não alcance o concorrente inglês, a versão Sportback fará com
que o A1 se firme como carro mais vendido da Audi no mercado
brasileiro, que neste ano destronou o sempre líder A4 – o sedã acumula
542 licenciamentos neste ano.
A1 x Sportback
Ficaram praticamente inalteradas as medidas do A1 Sportback sobre o
modelo de duas portas. São 3,95 m de comprimento e 2,47 m de largura e
entreeixos. O Sportback é minimamente mais alto: 1.422 mm contra 1.416
mm. E se as portas a mais não esticaram o entre-eixos, ao menos não
diminuíram os 270 litros de capacidade do porta-malas. Quanto ao peso,
1.200 kg para o Attraction, o mais básico da gama, e 1.290 kg para o
Sportback Ambition, o topo de linha.
Porta-malas carrega até 270 litros (Foto: Divulgação)
A estreia da nova carroceria leva a um rearranjo das versões e embala
uma interessante novidade sob o capô. As versões Attraction, tendo o
carro duas ou quatro portas, serão equipadas com o já conhecido 1.4 TFSI
e 122 cv e 20,3 kgfm de torque. Já os modelos Sport (2p) e Sportback
Ambition trazem o mesmo propulsor, mas calibrado para render 185 cv e
25,5 kgfm de torque. Seja qual for a potência, o câmbio é o fantástico
S-Tronic, automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
Mais praticidade, menos estilo
O G1 conheceu o A1 Sportback em Bruxelas, na Bélgica,
única planta da Audi a produzir o compacto – e que também é o único
carro lá produzido. No currículo, a unidade fabril de Bruxelas tem a
manufatura dos Volkswagen Passat, Golf, Polo e Karmann-Ghia, além de
alguns modelos da marca espanhola Seat e do A3, entre outros.
Interior mantém acabamento impecável (Foto: Divulgação)
Não chega a ser uma decepção – longe disso, é preciso ficar claro que o
compacto agrada os olhos –, mas o A1 Sportback não faz tanto jus ao
sobrenome quanto A3 e A5, que têm desenhos diferenciados nessa versão.
Esteticamente, a novidade é apenas um A1 com mais duas portas –
mantiveram-se as lanternas (que são distintas no A3 Sportback em relação
ao A3, por exemplo). A impressão é que por pouco as quatro portas não
ficaram amontoadas, apertadas num carro que, afinal, não chega a 4
metros de comprimento.
A1 Sportback poderá ter motor 1.4 turbo de 185 cv (Foto: Divulgação)
Não que o A1 Sportback tivesse a obrigação de ser diferente, mas a
estirpe Sportback, nele, perde o sentido estético. Está mais para “back”
do que para “Sport”.
Quanto ao fator prático, é evidente a superioridade do Sportback. Não
mais do que justo para quatro pessoas – ainda mais se os que estão atrás
forem adultos –, o A1 ganha muita facilidade no entra e sai. Lá atrás, o
espaço é razoável para quem não passa de 1,80 m, assim como no modelo
convencional.
Espaço traseiro acomoda dois adultos, desde que não tenham mais de 1,80 m (Foto: Divulgação)
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