Recentemente foi aprovada uma determinação da Anatel que defende os
usuários que não querem mais ser incomodados com as mensagens de textos
de cunho publicitário. Entre os dias 20 de julho e 20 de setembro, as
operadoras terão de enviar um SMS aos usuários por meio da qual eles
poderão optar por não receber mais estes torpedos. Esta iniciativa
surgiu porque as operadoras colocavam em contrato que os usuários eram
obrigados a receber as mensagens. A partir de agora, no contrato deverá
haver a opção de receber ou não.
Tanto que uma pesquisa realizada pela Nielsen destaca que, em
comparação com 2011, no primeiro trimestre deste ano cresceu em 12,1% a
quantidade de verba depositada pelos anunciantes em internet. No mesmo
período, a TV foi a que menos recebeu atenção, com alta de apenas 2,8%.
Em outros tempos números assim seriam improváveis.
Por isso, cabe às empresas fazerem com que seja interessante para os
usuários receber estas mensagens. Não dá para perder este público tão
variado e que a cada dia cresce mais. Sem contar que as pessoas estão
sempre com o celular por perto, seja em casa, no trânsito, nas filas.
Uma boa maneira de deixar os SMSs mais interessantes é oferecer
promoções, por exemplo.
Se o cliente sabe que as mensagens daquela empresa trazem ofertas
interessantes ele pelos menos lerá até o fim antes de decidir entre
apagar ou não. Se o conteúdo for sempre aquele texto publicitário sem
utilidade o usuário pode criar uma ‘aversão’ a marca, o que não é nada
bom. As empresas tem pouco tempo para tornarem o conteúdo dos seus SMSs
interessantes e fidelizarem os consumidores. Do contrário perderão este
público.
Por João Moretti, diretor geral da MobilePeople
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