Nos dias de hoje, é notório que somos constantemente bombardeados
por uma quantidade infinita de campanhas publicitárias e anúncios, seja
de vestuário, automóveis, alimentação, bens ou serviços, entre outros. O
certo é que vivemos rodeados por uma publicidade que, de certa forma,
orienta nossas escolhas, seja de forma consciente ou inconsciente. Ao
que tudo indica, a decisão de compra daquele ou deste produto muitas
vezes é condicionado simplesmente porque está na moda, reflexo de uma
produção publicitária bem produzida e eficaz. Até porque ela atualiza as
necessidades presentes, traduz, exacerba e confere valor aos produtos,
tornando-os mais desejáveis e atraentes. Assim, ao revelar para o
consumidor a existência de um produto, mostrar as características,
esclarecer sobre a qualidade e especificidades, anunciar vantagens e benefícios, ela cumpre sua finalidade primordial que é a promoção de venda.
Todo esse movimento se dá a partir do uso de um conjunto de estratégias
muito bem determinadas que, ao longo do tempo, vão se remodelando e
adquirindo novos aspectos e características na intenção de fidelizar o
consumidor. Nesse jogo, como há muito tempo vem acontecendo, televisão e
publicidade caminham de mãos dadas, colocando-se como parceiras na
busca fidelização desse consumidor.
Se isso for aplicado no contexto comunicacional dos dias de hoje e nas relações de troca estabelecidas por meio da TV digital, serão apresentadas ainda novas vantagens devido, sobretudo, à melhora de qualidade de imagem, som e recursos.
Publicidade interativa
Sabe-se que a capacidade que a TV tem de influir no comportamento das
pessoas é bem conhecida. Levando em consideração que a televisão está
disposta a um vasto número de indivíduos e que já faz parte do cotidiano
das pessoas, sem contar que as pessoas tendem a acreditar no conteúdo
que é transmitido. Todos esses fatores servem de subsídio para os
anunciantes e publicitários levem em consideração o potencial que a TVDI
pode gerar bons frutos para o desenvolvimento industrial. Uma delas é a
chamada publicidade interativa que visa estimular a ação do público
sobre o anúncio, sobrepujando o conceito de público receptor, que está
no sofá de modo ocioso sem que o anunciante receba qualquer feedback ao
anúncio que desenvolveu e pagou. Afinal, uma ação interativa não acaba
enquanto a aplicação não chega ao fim. A partir da publicidade
interativa, os anunciantes podem desenvolver estratégias comerciais e de
comunicação posteriores, rentabilizando aquela que é uma das maiores armas comerciais.
Os consumidores têm a necessidade de se aproximar dos vendedores para
expressarem seus desejos e vontades, de forma mais pessoal. No caso da
TDVI, uma vez que um produto publicitário se adapte ao conteúdo por hora
transmitido, essa aproximação entre produto e consumidor em potencial é
perceptível para o estabelecimento da publicidade interativa, que irá
ocorrer com a oportunidade de explicar ao espectador como o produto se
encaixa com precisão às suas necessidades.
Opção para a televisão interativa
Dentre as formas de interação que estão disponibilizadas com a chegada
da TVDI podem ser citados os anúncios publicitários, questionários,
T-Commerce, TV lojas e os banners. A junção entre um spot convencional e
uma aplicação interativa é o que forma esse novo tipo de anúncio
publicitário, possibilitando a resposta imediata de compradores
potenciais. O questionário permite ao espectador participar em
determinados concursos, por exemplo, e pode ser de dois tipos: um
questionário interativo num canal, porém não diretamente ligado ao
conteúdo que está sendo transmitido no momento, podendo servir para a
participação em sorteios; outra forma de interagir é por meio de
questionários relacionados ao conteúdo do canal.
O T-Commerce atua de forma eficiente no sentido de proporcionar ao
receptor que ele possa efetuar compras através da TV sem a necessidade
de outros dispositivos, como internet
ou telefone. O desenvolvimento de TV Lojas ou lojas virtuais pode ser
explorado sob diferentes perspectivas estratégicas, desde canais de
venda permanentes até ao desenvolvimento de pontos para vendas
ocasionais.
Os banners, formato publicitário muito utilizado na internet, tornam-se
uma opção com grande potencial para ser utilizado na televisão
interativa, podendo ser usado em diversos contextos e situações: desde
questionários interativos, até em endereços de websites. A busca
incessante por novos meios de interação com o cliente, para deixá-lo
cada vez mais satisfeito com os produtos e serviços que adquire e,
consequentemente, fomentar o aumento da receita das empresas, deve ser
feita de forma coerente. Afinal, diversos aspectos devem ser levados em
consideração ao escolher tal estratégia de publicidade ao invés de
outra.
Por Valério Cruz Brittos e Aléxon Gabriel João - tirado do Observatório da Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário