Semana de decisões ganha reforço em trabalhos pontuais
A semana foi recheada de emoção para os amantes
de futebol. Na quarta-feira (4), o Corinthians se sagrou campeão invicto
da Copa Santander Libertadores, enquanto na quinta (5) o Palmeiras
venceu o Coritiba por 2 a 0 e deu um grande passo rumo ao troféu da Copa
Kia do Brasil. Além dos estádios tomados de torcedores e de grande
movimentação nos meios de comunicação e redes sociais, os anunciantes e
agências também se mexeram para aproveitar o vínculo com o “esporte do
povo”, como definiu o presidente do Corinthians, Mário Gobbi.
“O melhor marketing que se pode fazer é o
esportivo. É ele que leva a felicidade à população”, concordou o
vice-presidente do Boca Juniors, Oscar Moscariello. E de fato o esporte
da bola nos pés é popular: com a final da Libertadores, a Globo superou a
maior marca de audiência desde 2010, com média de 48 pontos, picos de
52 pontos e 75% de share. Na quarta-feira, a emissora bateu sua maior
média diária de audiência, contando o período de 7h a 0h, dos últimos
cinco anos. E falou muito de Corinthians: segundo dados do Controle de
Concorrência, 47,52% do tempo de conteúdo do canal (3h47 de 7h58) foi
dedicado ao clube no dia da final (4). A Band também se beneficiou com a
decisão da Copa Kia do Brasil, entre Palmeiras e Coritiba, alcançando
picos de 16 pontos e se vendo na liderança do Ibope, superando os 15
pontos de “Gabriela” na Globo.
Na quinta-feira, o foguetório continuava por
todo o Brasil por causa do título do clube do Parque São Jorge, e o que
se via nos jornais, além da crônica esportiva, eram peças de
patrocinadores. Cotista master do Corinthians para a reta final da
Libertadores, a Iveco ativou o apoio com um encarte especial na Folha de
S.Paulo, entre outros anúncios. Outros apoiadores, tanto do Corinthians
como Nike, Bombril e TIM, como da Libertadores, como Santander e
Toyota, também aproveitaram a ocasião.
Em relação ao Palmeiras, o impacto foi menor
devido ao fato de ser apenas o primeiro jogo da decisão do torneio (o
segundo será na próxima quarta-feira). Apenas a Brahma, divulgando um
comercial na internet, e a Kia, já apoiadora master do clube, acertando
outro patrocínio pontual à equipe do Palestra Itália para a decisão,
para divulgar o seu modelo Sportage. A montadora asiática terá um grande
triunfo caso o Palmeiras vença o torneio, uma vez tem contrato com o
clube e com o torneio, o qual detém os naming rights.
Apesar do razoável retorno de marca, uma prática
que precisa ser revista é o aporte apenas para jogos decisivos ou com
maior audiência, alterando a iniciativa para um vínculo mais extenso com
o esporte em busca de maior envolvimento e identificação. Patrocinadora
da Libertadores há cinco anos, o Santander já é a terceira marca mais
associada ao futebol no Brasil com 65% de lembrança, atrás apenas de
Coca-Cola e Visa - também apoiadoras de longa data no esporte -, segundo
a consultoria Added Value.
Nenhum comentário:
Postar um comentário