terça-feira, 10 de julho de 2012

Gafisa reduz lançamentos e vendas no 2º trimestre



     Lançamentos no primeiro semestre representaram 34% do ponto médio das metas da empresa.


A Gafisa divulgou a prévia operacional do segundo trimestre nesta segunda-feira (9/7), apontando lançamentos de R$ 546,5 milhões.
Afetada pela interrupção dos lançamentos da marca Tenda e pela redução da atuação geográfica da marca Gafisa, a cifra representa uma queda de 60% em relação ao mesmo período de 2011.
As vendas contratadas atingiram R$ 630,3 milhões, também registrando redução (-45%) sobre o ano passado.
A velocidade de vendas, medida pelas vendas sobre oferta (VSO), foi de 16,1% entre abril e junho, frente a 25,2% no segundo trimestre de 2011, devido à interrupção dos lançamentos da Tenda.
"Os lançamentos dos primeiros seis meses de 2012 representaram 34% do ponto médio do guidance de lançamentos para o ano, de R$ 2,7 a R$ 3,3 bilhões, e está de acordo com a sazonalidade do primeiro semestre", afirmou o diretor presidente da Gafisa, Duilio Calciolari, em nota.
"Evidenciamos boa demanda nos produtos para os segmentos de renda média e média-alta, representados pelas marcas Gafisa e AlphaVille, cujas vendas totalizaram R$ 614,6 milhões ao longo do segundo trimestre de 2012, registrando VSO de lançamentos de 51,6%", completou.
A Gafisa ainda informou que seu estoque consolidado a valor de mercado caiu R$ 222 milhões, para R$ 3,3 bilhões entre o primeiro e o segundo trimestres deste ano.
O estoque da Gafisa caiu 4,6%, para R$ 1,87 bilhão, o de Alphaville caiu 10%, para R$ 572,9 milhões, e o da Tenda recuou 8%, para R$ 838,3 milhões.
"Apesar dos distratos esperados para 2012, também tem sido observada uma demanda muito positiva para a revenda destas unidades voltadas para o segmento econômico. Das 4.957 unidades que foram distratadas e retornaram ao estoque da marca Tenda, 62% já foi revendido para clientes qualificados no próprio semestre", informou a Gafisa.
Geração de caixa
A empresa terminou junho com R$ 1,02 bilhão em caixa e equivalentes de caixa e conseguiu reduzir a dívida líquida de R$ 3,32 bilhões no primeiro trimestre para R$ 3,17 bilhões.
Assim, a geração de caixa livre consolidada ficou positiva em R$ 150 milhões no período, "resultando em geração de caixa livre consolidado preliminar de R$ 75 milhões no semestre", conforme explicou a companhia.

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