Picape da Ford não herdou nem um parafuso da antiga geração. Motor a diesel é o mais potente da categoria
A Ford apostou no ditado “os últimos serão os primeiros” para lançar a
nova Ranger. A picape larga atrás das rivais no quesito nova geração,
mas chega com gabarito para encarar a concorrência. O engenheiro chefe
de produto da Ford América do Sul, Marcelo Tozini, avisou: “Não há um
parafuso igual ao modelo anterior.” Da antiga Ranger só ficou mesmo o
nome.
O primeiro contato com a nova Ranger foi em Salta, cidade situada no
Vale de Lerna, no noroeste da Argentina. Região árida, nos pés da temida
Cordilheira dos Andes. Local ideal para testar a disposição da Ranger. A
picape da Ford se apresentou para o desafio em traje de gala. A versão
topo de linha Limited 4X4, cabine dupla, com câmbio automático de seis
velocidades, que será vendida a partir de agosto (juntamente com o
restante da família) por R$ 130.900.
A ficha técnica promete. O motor diesel de 3.2 litros Duratorq é o
único da categoria a contar com cinco cilindros e turbo de geometria
variável. O resultado é a maior potência e torque do segmento. São 200
cavalos e torque máximo de 47,9 kgf.m (presentes a apenas 1.750 rotações
por minuto).
Antes de encarar os solavancos da estrada de terra bastou uma volta
no asfalto para constatar que o motor Duratorq trabalha com a
tranquilidade e o silêncio de um monge meditando. A 120 km/h, o
propulsor permanece estacionado próximo dos 1.700 rpm (mesmo número
obtido pela Amarok e sua excelente caixa ZF de oito marchas). A
suspensão foi regulada com a exatidão de um relógio suíço. Absorve
buracos, ondulações e contorna curvas sem que os ocupantes percam o fio
de uma conversa.
Pé na água / Chega o momento de encarar as pedras e
os riachos de Salta. O primeiro obstáculo na pista preparada pela Ford
atende pelo nome de “trepada extrema”, como diz a placa. Trata-se de uma
subida acentuada. Hora de colocar o câmbio em neutro e girar o botão
seletor de 4X2 para 4X4 low. A Ranger conta ainda com assistente de
subida, que permite tirar o pé do acelerador sem que o carro desça.
Primeira etapa vencida com louvor seguimos para atravessar um riacho
(exatamente o da foto acima). Segundo a marca, a nova Ranger atravessa
até 80 cm de profundidade (recorde na categoria). Tomando o cuidado para
não tirar o pé do acelerador a prova fica para trás sem problemas.
Por fim, um trecho de descidas íngremes e irregulares. Para vencer
este obstáculo o condutor da Ranger conta com um sistema para auxiliar
descidas. Basta colocar o câmbio em neutro e apertar um botão no painel.
A eletrônica se encarrega de descer o veículo. O sistema está presente
também na Amarok, mas no caso deste Ford é possível aumentar ou reduzir a
velocidade através dos controles do piloto automático.
Com estas novidades a Ford prova que mesmo chegando por último tem
chances de tornar a primeira em vendas. Como promete o ditado adotado
pela marca.
* Viagem feita a convite da Ford
Ao todo serão 13 variações. Do pé-de-boi até o alto luxo
A propaganda de picape com interior de sedã de luxo já não é
novidade. Mas no caso da Ranger o acabamento vai surpreender até a
concorrência. A versão Limited, testada, traz mimos de outras categorias
como os 23 porta-objetos espalhados pela cabine e o console central
refrigerado, capaz de levar até seis latas de refrigerante.
A lista de equipamentos da Limited chega a ser exagerada. É a maior
da categoria. O conjunto inclui tela de LCD de 5 polegadas com GPS,
sensores de chuva e iluminação, câmara de ré no retrovisor, piloto
automático, bancos forrados em couro e com oito regulagens elétricas,
ar-condicionado digital bizone, entre outros.
No quesito segurança, outro banho. Só a Ranger traz até seis airbags.
Além disso tem freios ABS com EBD, controle eletrônico de
estabilidade, assistente de partida em rampa, e por aí vai. Só não
combina a direção hidráulica ter regulagem apenas em altura.
Para quem não tem uma conta bancária tão farta e era fã da Ranger
Sport conta agora com a versão XLS cabine simples com motor 2.5 Flex por
R$ 61.900. Mesmo sendo a mais básica vem com duplo airbag, alarme,
piloto automático, CD player com Bluetooth, faróis de neblina e
desembaçador.
Ficha técnica: Ranger Limited
PREÇO: R$ 130.900 (testado)
ORIGEM: Argentina
MOTOR: A diesel, cinco cilindros, 20v, 3.198 cm³,
turboalimentado. Potência máxima de 200 cv (a 3.000 rpm) e torque máximo
de 47,9 kgf.m (a 1.750 rpm)
TRANSMISSÃO: Tração traseira, com opção de 4x4 e reduzida com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro. Câmbio automático de seis marchas
SUSPENSÃO: independente na dianteira e eixo rígido na traseira
DIMENSÕES: 5,35 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,84 m de altura e 3,22 m de entre-eixos
FREIOS: A disco na frente e a tambor atrás, com ABS e EBD
PNEUS: 265/65 R 17
CONSUMO: 12,8 km/l na estrada
Confira os preços da Ford Ranger
VERSÕES PREÇO (R$)
2.5 Flex XLS 4x2 cabine simples 61.900
2.5 Flex XLS 4x2 cabine dupla 67.600
2.5 Flex XLT 4x2 cabine dupla 75.500
2.2 Diesel XL 4x4 cabine simples (frotista) 77.900
2.2 Diesel XL 4x4 cabine dupla (frotista) não informado*
2.2 Diesel XL 4x4 cabine dupla + airbags (frotista) não informado*
2.2 Diesel XL 4x4 chassis (frotista) não informado*
2.5 Flex Limited 4x2 cabine dupla 87.500
3.2 Diesel XLS 4x4 cabine simples 97.900
3.2 Diesel XLS 4x4 cabine dupla 106.900
3.2 Diesel XLT 4x4 cabine dupla 114.900
3.2 Diesel XLT 4x4 cabine dupla automática 120.400
3.2 Diesel Limited 4x4 cabine dupla automática 130.900
Fonte: Ford *valor pode variar DSP
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