Nova agência de conteúdo busca criar marcas fortes transformando-as em símbolos culturais
Ações transmídia, concepção de cultura de marca e construção de marcas
ícones. Esses termos são os mais comuns de se ouvir dentro da Wanted,
agência com ares de butique comandada pelos sócios Raphael Costa Neves,
Jeffis Carvalho e Patrícia Weiss — ela, incorporada à sociedade um ano
depois da criação da empresa, em 2011, após uma longa consultoria para
definir seu posicionamento.
O modelo de trabalho da Wanted,
instalada num charmoso escritório no Jardim Paulista, em São Paulo,
atrela a criação de conteúdo proprietário como ferramentas de construção
de marcas fortes, em diferentes plataformas. “Somos transmídia porque
essa é a forma que contamos qualquer história das marcas, de forma muito
mais conectada com a cultura”, explica Patrícia. “A nosso ver, é
preciso estar conectados com a cultura brasileira e contar histórias de
forma relevante, muito além das fronteiras tradicionais, com a
participação das pessoas. Envolvendo entretenimento ou não."
Além
da geração de conteúdo pertinente para as marcas, outra modalidade de
atuação adotada pela agência é a de consultoria — de negócios, e não só
de comunicação. O trabalho é encabeçado por Patrícia, que entre 2009 e
2011 foi vice-presidente de planejamento da Leo Burnett. Antes, teve
passagens por M&C Saatchi, Africa, Ogilvy e DM9DDB, entre outras
agências. A intenção é que a Wanted ofereça desde soluções de
comunicação até auxílio em mudanças estratégicas, como novos produtos ou
reposicionamento de marcas. “Precisamos estar debruçados sobre os
negócios e os objetivos dos nossos clientes”, diz Patrícia.
Alguns cases criados desde o surgimento da agência exemplificam sua
forma de trabalho. Uma delas é o filme — ou projeto transmídia — Astro,
uma fábula urbana em um Rio de Janeiro mágico. O primeiro longa-metragem
de Paula Trabulsi, diretora e sócia da Bossa Nova Films, foi desdobrado
numa série de eventos e conteúdos criados e executados em parceria com a
Wanted — além de Carvalho ter sido um dos roteiristas do filme (ele
também é responsável pelo roteiro do programa Saia Justa, do GNT). Neves
desenvolveu um aplicativo para smartphones com o nome do filme que
serve de guia cultural da cidade (com detalhes sobre locações de cinema
no Rio). Exposições de arte foram organizadas com artistas que
participam do filme. Até um drink foi criado no bar Astor (que, por uma
noite, teve seu nome trocado por Astro, em menção ao filme). E a Fiat
foi a marca parceira do filme, tendo o modelo 500 incluído no projeto
por meio de ações de product placement. “É um caso em que a marca
permeia o projeto, mas não participa como ato de consumo”, explica
Patrícia. “Quanto menos merchandising for, melhor.”
Caso
semelhante é a série Penetras de Luxo, que se apropria da cultura dos
VIPs e da exclusividade para brincar com um tema recorrente na cultura
contemporânea. Uma versão inicial foi filmada e está disponível na
SundayTV, do Terra. Nela, o 500, da Fiat, participa quase como
personagem. A intenção, agora, é oferecer a série — produzida pela Bossa
Nova — para um canal pago, a fim de que o argumento possa ser
desdobrado.
Já em projetos criados para marcas, a Wanted foi
responsável pela criação da marca, da identidade da loja virtual, das
estratégias online e da campanha de lançamento do e-commerce de óculos
escuros Livo. Até um curta-metragem foi produzido como parte do projeto
de lançamento. Trabalho semelhante foi desenvolvido para a revendedora
de vinhos Sonoma — que se soma a uma rede de clientes tão distintos
quanto a Florestal Santa Maria (uma reserva para venda de créditos de
carbono, em Mato Grosso) ou o PontoFrio.com (a Wanted atua como agência
criativa para campanhas sazonais online e off-line, embora não compre
mídia).
Em todos os casos, a intenção é criar um ecossistema em
torno das marcas para que seja possível definir claramente qual é seu
propósito na vida das pessoas. E, assim, convertê-las em ícones. “Porque
não podemos transformar uma marca num novo James Dean?”, provoca
Patrícia.
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