Tirar vantagem de tudo que a
tecnologia pode oferecer em meio ao processo criativo é um dos desafios
diários dos publicitários que trabalham com criação. Mas quando isso
acontece, os resultados são de fato inovadores.
Neste contexto, São
Paulo recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Creative Sandbox - um
evento do Google para estimular as agências a repensar anúncios e
campanhas sob a perspectiva das ferramentas tecnológicas existentes. As
instalações interativas do evento ofereceram aos participantes
experiências únicas com projetos desenvolvidos com as plataformas do
Google, como YouTube, Search, Google+, Android e Maps, trazendo para a
realidade ideias que parecem saídas de um filme de ficção científica.
O anúncio da noite ficou por conta do vencedor do Creative Sandbox
Brief, concurso entre criativos de agências com o objetivo de
estimulá-los a pensar em inovações a partir de produtos do Google. Entre
as mais de 4.500 ideias inscritas,
a de Eduardo Juca Battiston foi a vencedora. Nomeada de Accessibility
View, trata-se de uma espécie de Street View gerado por deficientes
físicos, que mapearia a cidade de São Paulo em relação à acessibilidade.
Para tanto, um grupo de cadeirantes da AACB seria equipado com câmeras
especiais. Eduardo ganhou um videocase do projeto, R$ 35 mil e uma
viagem para os Estados Unidos, onde poderá desenvolver o projeto com
apoio da equipe do Google. Em segundo lugar ficou Bob Ferraz, com a
ideia “Favela Mapeada: mapeando as favelas pacificadas do Brasil” e em
terceiro, Pedro Lazera, com “Google for Missing Children”. Ambos
ganharam o videocase do projeto.
O Creative Sandbox Brief é um concurso inédito no mundo. A iniciativa
do Google Brasil, contou com um júri formado por 12 diretores criativos
das principais agências do mercado, além de voto popular, por meio de
+1’s no Google+.
“Queremos estimular o mercado publicitário a inserir a tecnologia no
processo criativo desde o início. Iniciativas como este evento e o
próprio concurso, são formas de trazer à tona esta discussão e
apresentar de maneira concreta ao mercado o que é possível construir ao
unir criatividade e tecnologia”, afirmou Julio Zaguini, diretor de
Relacionamento com Agências do Google para a América Latina. “A qualidade
dos projetos apresentados no Brief é a prova do potencial que os
profissionais brasileiro tem de desenvolver projetos aos olhos da
inovação”, concluiu o executivo.
O Creative Sandbox foi realizado no Porão das Artes, no prédio da Bienal e contou com a presença de profissionais
da publicidade brasileira. Trata-se de uma inicitativa global, lançada
nos Estados Unidos em 2009 e este ano já passou pela Argentina, França,
Alemanha e Inglaterra.
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