Antes restritas a esportivos e importados, as rodas grandes foram incorporadas a boa parte dos modelos nacionais. O VW Gol, por exemplo, adotou pela primeira vez o aro de 16 polegadas no modelo 2013.
"Temos um lema no departamento de marketing: 'bigger is better' [maior é melhor, em inglês]", brinca Alex Schröder, diretor de marketing da Volks, que dirige um novo Fusca com rodas 19".
"Coloquei porque acho muito bonito. O carro fica mais colado no asfalto. Mas há uma briga entre o marketing e a engenharia, que diz que rodas muito grandes podem comprometer o conforto", revela o executivo.
De fato, rodas maiores podem deixar o carro mais duro. "O conforto é reduzido, visto que a banda lateral do pneu é diminuída e torna-se mais rígida", explica Marcus Vinícius Aguiar, diretor de segurança da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).
A recomendação da entidade é não passar o limite estabelecido pelo fabricante e optar pelas rodas originais.
Outro detalhe: a manutenção encarece. "Pneus para aro 18 custam 20% a mais que os feitos para rodas de 16 polegadas", diz Lorival Menezes, técnico da Della Via Pneus.
Carolina Daffara/Editoria de Arte | ||
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