Com mais de 20,5 milhões de views, “Vai Amarelar”, da Gillette feito pela Africa, lidera o top ten. A agência domina ranking 2012 do portal
O YouTube divulga nesta segunda-feira, 10, ranking dos dez vídeos
publicitários mais vistos no Brasil em 2012. Em relação à lista do ano
anterior, há mudanças importantes. Além de a audiência ter crescido de
maneira significativa, uma agência dominou o top ten: a Africa. É
criação dela o vídeo que ocupa o primeiro posto: “Vai amarelar ou vai de
Gillette”, com mais de 20,5 milhões de views.
O sucesso da
campanha se desdobrou em outro filme, “Vai amarelar ou vai de Gillette –
O retorno”, que se tornou o terceiro vídeo mais visto no ranking, com
pouco mais de 13,5 milhões de views. Na segunda posição figura mais uma
criação da Africa, “Bebê – Sem papel”, para o Itaú, com 15,4 milhões de
views. O vídeo nasceu a partir de uma “celebridade” do YouTube e
conquistou uma forte audiência.
Da lista das dez campanhas
mais vistas em 2012 - veja os filmes abaixo -, seis são da Africa. As
demais agências que participam desse ranking são Loducca com a One
Digital, New Energy com Wunderman, Fbiz e DM9DDB, as duas últimas como
as responsáveis pela adaptação e compra de mídia de peças criadas fora
do Brasil.
Em 2011, o topo da lista coube a “Pôneis Malditos”,
da Lew’Lara\TBWA para Nissan. Na época em que o ranking foi divulgado, o
vídeo tinha alcançado 13,5 milhões de views. E nenhuma agência tinha
emplacado mais do que uma peça na lista.
Para o YouTube, há um
sinal claro de evolução dos vídeos publicitários. “No ano passado, entre
os cem vídeos com mais views no Brasil, havia apenas cinco anúncios.
Este ano, são 16”, revela Vivian Bravo, especialista de produtos de
publicidade do YouTube para América Latina. Isso quer dizer que os
usuários brasileiros estão apreciando mais as campanhas no portal. Vale
destacar que o Brasil é um dos cinco maiores mercados para o YouTube no
mundo.
Ainda a respeito do top ten, Vivian ressalta outro ponto
na análise dos rankings 2011 e 2012: a elevação da qualidade do
trabalho criativo. “As agências estão mais preocupadas com isso. E estão
buscando o que é relevante para quem está no YouTube. Há muito de
entretenimento nos vídeos, que não significa apenas diversão. O filme da
Nextel, por exemplo (o sétimo da lista), tem um lado emotivo”,
esclarece.
Para saber mais, leia a reportagem completa na edição desta semana de Meio & Mensagem (a de número 1539, com data de publicação de 10 de dezembro).
Confira o top ten (com números de views aproximados):
1º lugar - "Vai amarelar ou vai de Gillette".
Anunciante - Gillette (P&G).
Agência - Africa.
Views - 20,5 milhões.
2º - "Bebê - Sem papel".
Anunciante - Itaú.
Agência - Africa.
Views - 15,4 milhões.
3º - “Vai Amarelar? Ou vai de Gillette? O Retorno”.
Anunciante – Gillette (P&G).
Agência – Africa.
Views – 13,5 milhões.
4º - "Budweiser - Great preparation".
Anunciante – Budweiser.
Agência – Africa.
Views – 11,6 milhões.
5º - “Strip da Gisele”.
Anunciante – Oral-B (P&G).
Agência – Africa.
Views – 10,8 milhões.
6º - “Cenas inéditas da transformação da Xuxa”
Anunciante – Koleston/ Wella (P&G).
Agência – New Energy e Wunderman.
Views – 10,7 milhões.
7º - “Protagonistas da minha história”.
Anunciante – Nextel.
Agência – Loducca e One.
Views – 10,5 milhões.
8º - “Diga alô ao smartphone tela cheia”.
Anunciante – Motorola.
Agência – Goodby & Silverstein e Fbiz (adaptação).
Views – 9 milhões.
9º - “Reebok Real Flex”.
Anunciante – Reebok.
Agência – McGarryBowen e DM9DDB (adaptação).
Views – 8 milhões.
10º - Atchim e Espirro – A volta”.
Anunciante – Vick Vaporub (P&G).
Agência – Africa.
Views – 6 milhões.
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