Depois de três anos operando apenas em São Paulo, a empresa de
compartilhamento de carros Zazcar prepara seu plano de expansão para
2013. A meta é chegar ao Rio de Janeiro e em mais uma cidade, ainda não
definida. A intenção é passar dos 2 mil usuários atuais para 30 mil e de
uma frota de 60 para 500 carros.
Para isso, a empresa que funcionava como uma unidade de
negócio da Ícaro Locadora, separou as operações recentemente para abrir
oportunidades de aportes de novos investimentos. Antes de fundar a
empresa, o CEO da Zazcar, Felipe Campos Barroso, trabalhava na Ícaro
Locadora em Curitiba. Quando se mudou para São Paulo, se deparou com o
sistema de compartilhamento de carros na busca pela diversificação de
serviços.
Mas antes de implantar o sistema na cidade, Barroso estudou o
modelo e visitou a Suíça, Alemanha e Estados Unidos - locais onde o
sistema já funcionava. No Brasil, a Zazcar começou a funcionar em julho
de 2009. Os objetivos são oferecer uma alternativa viável à posse do
carro e ao modelo tradicional de locação e ainda ser mais uma opção de
mobilidade para quem não tem carro.
"Nosso principal desafio é a divulgação do conceito, ainda
desconhecido no Brasil. Mas a tendência é de crescimento. A consultoria
Frost & Sullivan prevê mais de 31 milhões de usuários em todo o
mundo até 2020", afirma Barroso.
Funcionamento. Na prática, o usuário
interessado em utilizar o sistema de compartilhamento de carros precisa
se associar ao serviço e ter seu próprio cartão. Até o fim de novembro,
não será cobrada a taxa de adesão. Depois dessa data, a taxa será de R$
55. A reserva do carro pode ser feita por telefone ou internet.
Quem utilizar o serviço vai pagar por hora e por quilômetro
rodado. A cobrança por quilômetro é feita porque o usuário não paga a
gasolina e nem seguro - um cartão de combustível fica dentro do carro
para pagar o abastecimento do carro. "O uso do carro pode ser cobrado
por hora ou por dia. Ainda temos ofertas especiais para uso de
madrugada, por exemplo", afirma Barroso.
Os valores dos planos variam de acordo com o perfil de
usuário. O plano ocasional, por exemplo, não tem cobrança de
mensalidade, mas o valor da hora é mais caro: a partir de R$ 13,90. E a
diária custa a partir de R$ 99. Já quem é usuário frequente paga uma
mensalidade de R$ 50, mas o valor da hora custa a partir de R$ 7,90 e a
diária, a partir de R$ 64. O custo por quilômetro é de R$ 0,65 até 100
km e R$ 0,55 a partir de 101 km.
Outra vantagem do sistema é que os carros não ficam apenas em
um local. Os 60 automóveis estão espalhados em 45 pontos da cidade, em
estacionamentos com funcionamento 24 horas. O usuário faz a reserva e
ele mesmo desbloqueia o veículo com seu cartão no horário combinado. A
chave fica dentro do veículo. Em média, os usuários utilizam o carro de
três a seis horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário