Confira a disputa entre o Hyundai HB20 1.0 e Toyota Etios hatch 1.3 XS
Como se tivessem combinado, os dois hatches compactos mais esperados dos
últimos três anos, Hyundai HB20 e Toyota Etios, chegaram juntinhos. As
propostas são quase as mesmas, os carros nem tanto. Como era de se
esperar, a marca coreana trouxe algo diferenciado, com design inovador,
preço competitivo e bem equipado de série. O HB20 é uma estreia mundial e
compartilha a plataforma do novo i20, que faz as vezes de "carro da
massa" na Europa e na Coreia do Sul.
Se
os R$ 31.995 pedidos pela versão de entrada (Comfort) não lhe fazem
salivar, a lista de equipamentos de série é de babar. Vem com ar,
direção hidráulica e airbag duplo de série! O motor 1.0 de três
cilindros, herdado do "irmão" Kia Picanto, gera 80 cv e não faz feio na
hora de acelerar. Há também um 1.6 de 128 cv que você verá aqui em
breve.
Já o Toyota aposta mais em seu logotipo do que no carro em
si. Os japoneses foram buscar na Índia, um mercado menos desenvolvido
que o nosso, a solução para aumentar o volume de vendas e produção no
Brasil. O visual não empolga. Afinal, a aprovação com potenciais
clientes foi feita em clínicas entre os anos 2007 e 2009, quando o
mercado de compactos ainda suspirava as inovações do Gol G5, que já foi
reestilizado. Se para 2009 estava bom, para 2012 parece que não. No
mundo automotivo, beleza não se discute, se pratica. No entanto, a marca
japonesa caprichou no preço. Ou seu coração não palpita ao ouvir
"Toyota por R$ 29 990"?
Ele
vem com motor 1.3 16V de 90 cv mas sem os itens que a Hyundai julgou
essenciais. Talvez a Toyota os tenha considerado supérfl uos. Traz de
série apenas ar quente e airbag duplo. Quem quiser equipá-lo um pouco
mais, pode pular para a versão X, de R$ 33.490, que inclui freios com
ABS, direção elétrica e desembaçador. Por R$ 36 190 ele inclui
ar-condicionado e por R$ 38 790 a versão XS insere travas e vidros
elétricos e MP3 player ao conjunto. Há ainda o XLS, top de linha, com
motor 1.5 de 96,5 cv, por R$ 42.790.
No HB20, quem não vive sem o
música no carro paga só mais R$ 995 pelo sistema. A versão Plus, com
desembaçador traseiro, travas e vidros elétricos custa R$ 33.995, e a
Style, que adiciona rodas de liga leve, ABS, trio elétrico, faróis de
neblina, volante com regulagens de altura e distância, sai por R$
37.995, com MP3 player.
Desse
modo, um Toyota Etios equipado no mesmo nível do Hyundai HB20 Comfort
Plus vai custar, no mínimo R$ 2.700 a mais e sem opção de equipá-lo com
rádio MP3 player de fábrica. Mas as vantagens do Hyundai não param aí.
Seu desenho esbanja ousadia. A frente traz a mesma sensação de qualidade
que você tem quando mira um Elantra. Na traseira as lanternas são as do
novo i30 que chega no fim do ano.
Já o Etios... Que o estilo
conservador agrade o dono de um Toyota, vá lá, mas o jovem, potencial
consumidor, vai gostar desse jeitão "careta"? Ah, sim, ele traz um
"sorriso" na grade, mas com faróis quadrados que não se viam desde o
lançamento do Renault Logan. A marca quer fisgar filhos dos donos de
Corolla, mas o Corolla tem requinte e agrada quem gosta do novo. O Etios
parece recém-saído do ano 2000.
Por
dentro eles são antagônicos. O HB20 foi criado para impressionar todo
consumidor ávido por novidades. A Hyundai se inspirou no que tem de
melhor na gama, com um conjunto abrangente, console central alto e
instrumentos que transpiram qualidade. A Toyota Etios não apresenta o
mesmo refinamento. O painel central, tratado como novidade no início dos
anos 2000, não empolga até um olhar menos crítico. Detalhes como a
tampa do porta-luvas grande demais e o marcador digital quase
imperceptível na parte inferior do painel de instrumentos também não
agradam.
A
posição de dirigir do Hyundai também é mais agradável, mas há
ressalvas, uma vez que a regulagem de altura do assento não é das
melhores. Não, o Toyota não tem regulagem de altura do banco...
Mas
se o olhar em volta desagrada quem busca mais qualidade, quem entrar no
Etios não poderá reclamar do espaço interno. A diferença de espaço para
quem viaja atrás é sensível. O Toyota dá uma posição mais confortável
aos passageiros, além de excelente espaço para a cabeça. No HB20 o
assento está numa posição mais baixa, para que seus joelhos não avancem
muito. Todavia, o porta- -malas do Hyundai tem 300 litros, contra 270
litros do rival.
Entre a série de inovações do HB20 está, ainda, o
motor 1.0 tricilíndrico, uma tendência mundial para carros compactos,
capaz de desenvolver 80 cv com etanol. Aqui a Toyota espera levar
vantagem no apelo junto ao consumidor. Mesmo usando um motor menos
eficiente, por esse preço é o carro mais potente de sua categoria. O 1.3
16V gera 90 cv com etanol e seu torque chega antes. Ele é bem esperto.
E
na pista não deu chance ao Hyundai, levando a melhor nas provas de
aceleração e retomadas. Nas frenagens – ambos foram testados nas versões
com ABS –, ele também liderou, mas cabe uma ressalva, já que a Toyota
trata com mais cuidado os carros cedidos para os testes de revistas
especializadas (leia quadro ao lado).
O Etios também foi superior
nas revisões até 30.000 km, as mais baratas do segmento, e as
concessionárias contarão com o sistema Duo Tec, em que 24 postos
autorizadas farão a manutenção em, no máximo, uma hora. A garantia é de
três anos. A Hyundai não divulgou seus valores até 30.000 km, que devem
custar R$ 800 em média, mas promete cinco anos de garantia e mão de obra
grátis nas duas primeiras revisões.
Um exagero, afinal você nem precisaria de mais motivos para saber quem chegou para tentar ser o melhor.
HYUNDAI HB20 1.0 COMFORT
BOM
+ Preço. Por R$ 31.995 vem com ar, direção, computador de bordo e airbags.
+ Desenho. É raro ver outras marcas investindo em design nesse nível.
+ Cinco anos de garantia. Você nunca teve isso para comprar um compacto!
+ Acabamento é superior ao dos rivais, o desenho interno também é melhor.
RUIM
- Haverá fila de espera. E vai ser raro encontrar o 1.0 nos primeiros meses.
- Regulagem de altura do banco eleva apenas o assento, não o banco todo.
- Traseira alta e colunas largas afetam a visibilidade pelo retrovisor central.
- Espaço traseiro é bom, mas assento é baixo demais, e as janelas, pequenas.
TOYOTA ETIOS 1.3
BOM
+ Desempenho excelente se comparado aos rivais de preço similar.
+ Vem com três anos de garantia, bem acima dos rivais mais vendidos.
+ Espaço traseiro é muito bom, tanto para as pernas quanto para os joelhos.
+ Manutenção barata. A Toyota promete cobrar só R$ 643,50 até 30 000 km.
RUIM
+ Acabamento e visual interno não agradam. Parece um carro mais antigo.
+ Não há regulagem de altura do banco do motorista; volante fi ca muito baixo.
+ Se a marca produzisse o Yaris europeu, não teria o desenho tão questionado.
+ Coluna traseira é muito larga e dificulta a visão quando se manobra de ré.
1º HB20 1.0 126
É
correto pagar R$ 32 000 em um carro sem ar, nem direção hidráulica?
Pois é, a Hyundai também achou que não e oferece um carro bonito,
decente e inovador por esse preço. Ele é superior como um todo, do
acabamento à modernidade do projeto. Mesmo mais caro de ter e manter, e
com um motor menos potente, está bem à frente do Etios.
2º Toyota Etios 1.3 122
Ele
é honesto, correto, anda bem e chega com um preço impensável para um
brasileiro quando pensa no nome "Toyota". Mas parece que a marca buscou
mais equacionar seus custos do que oferecer um produto em compasso com o
que o brasileiro anseia. Ele não surpreende, não tem requinte, nem
inova. É um bom carro compacto. Ponto.
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