quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O primeiro tira-teima dos novos compactos


Confira a disputa entre o Hyundai HB20 1.0 e Toyota Etios hatch 1.3 XS

Como se tivessem combinado, os dois hatches compactos mais esperados dos últimos três anos, Hyundai HB20 e Toyota Etios, chegaram juntinhos. As propostas são quase as mesmas, os carros nem tanto. Como era de se esperar, a marca coreana trouxe algo diferenciado, com design inovador, preço competitivo e bem equipado de série. O HB20 é uma estreia mundial e compartilha a plataforma do novo i20, que faz as vezes de "carro da massa" na Europa e na Coreia do Sul.

                              

Se os R$ 31.995 pedidos pela versão de entrada (Comfort) não lhe fazem salivar, a lista de equipamentos de série é de babar. Vem com ar, direção hidráulica e airbag duplo de série! O motor 1.0 de três cilindros, herdado do "irmão" Kia Picanto, gera 80 cv e não faz feio na hora de acelerar. Há também um 1.6 de 128 cv que você verá aqui em breve.

Já o Toyota aposta mais em seu logotipo do que no carro em si. Os japoneses foram buscar na Índia, um mercado menos desenvolvido que o nosso, a solução para aumentar o volume de vendas e produção no Brasil. O visual não empolga. Afinal, a aprovação com potenciais clientes foi feita em clínicas entre os anos 2007 e 2009, quando o mercado de compactos ainda suspirava as inovações do Gol G5, que já foi reestilizado. Se para 2009 estava bom, para 2012 parece que não. No mundo automotivo, beleza não se discute, se pratica. No entanto, a marca japonesa caprichou no preço. Ou seu coração não palpita ao ouvir "Toyota por R$ 29 990"?

                              

Ele vem com motor 1.3 16V de 90 cv mas sem os itens que a Hyundai julgou essenciais. Talvez a Toyota os tenha considerado supérfl uos. Traz de série apenas ar quente e airbag duplo. Quem quiser equipá-lo um pouco mais, pode pular para a versão X, de R$ 33.490, que inclui freios com ABS, direção elétrica e desembaçador. Por R$ 36 190 ele inclui ar-condicionado e por R$ 38 790 a versão XS insere travas e vidros elétricos e MP3 player ao conjunto. Há ainda o XLS, top de linha, com motor 1.5 de 96,5 cv, por R$ 42.790.

No HB20, quem não vive sem o música no carro paga só mais R$ 995 pelo sistema. A versão Plus, com desembaçador traseiro, travas e vidros elétricos custa R$ 33.995, e a Style, que adiciona rodas de liga leve, ABS, trio elétrico, faróis de neblina, volante com regulagens de altura e distância, sai por R$ 37.995, com MP3 player.
                              

Desse modo, um Toyota Etios equipado no mesmo nível do Hyundai HB20 Comfort Plus vai custar, no mínimo R$ 2.700 a mais e sem opção de equipá-lo com rádio MP3 player de fábrica. Mas as vantagens do Hyundai não param aí. Seu desenho esbanja ousadia. A frente traz a mesma sensação de qualidade que você tem quando mira um Elantra. Na traseira as lanternas são as do novo i30 que chega no fim do ano.


Já o Etios... Que o estilo conservador agrade o dono de um Toyota, vá lá, mas o jovem, potencial consumidor, vai gostar desse jeitão "careta"? Ah, sim, ele traz um "sorriso" na grade, mas com faróis quadrados que não se viam desde o lançamento do Renault Logan. A marca quer fisgar filhos dos donos de Corolla, mas o Corolla tem requinte e agrada quem gosta do novo. O Etios parece recém-saído do ano 2000.

                              

Por dentro eles são antagônicos. O HB20 foi criado para impressionar todo consumidor ávido por novidades. A Hyundai se inspirou no que tem de melhor na gama, com um conjunto abrangente, console central alto e instrumentos que transpiram qualidade. A Toyota Etios não apresenta o mesmo refinamento. O painel central, tratado como novidade no início dos anos 2000, não empolga até um olhar menos crítico. Detalhes como a tampa do porta-luvas grande demais e o marcador digital quase imperceptível na parte inferior do painel de instrumentos também não agradam.



A posição de dirigir do Hyundai também é mais agradável, mas há ressalvas, uma vez que a regulagem de altura do assento não é das melhores. Não, o Toyota não tem regulagem de altura do banco...

Mas se o olhar em volta desagrada quem busca mais qualidade, quem entrar no Etios não poderá reclamar do espaço interno. A diferença de espaço para quem viaja atrás é sensível. O Toyota dá uma posição mais confortável aos passageiros, além de excelente espaço para a cabeça. No HB20 o assento está numa posição mais baixa, para que seus joelhos não avancem muito. Todavia, o porta- -malas do Hyundai tem 300 litros, contra 270 litros do rival.

Entre a série de inovações do HB20 está, ainda, o motor 1.0 tricilíndrico, uma tendência mundial para carros compactos, capaz de desenvolver 80 cv com etanol. Aqui a Toyota espera levar vantagem no apelo junto ao consumidor. Mesmo usando um motor menos eficiente, por esse preço é o carro mais potente de sua categoria. O 1.3 16V gera 90 cv com etanol e seu torque chega antes. Ele é bem esperto.

E na pista não deu chance ao Hyundai, levando a melhor nas provas de aceleração e retomadas. Nas frenagens – ambos foram testados nas versões com ABS –, ele também liderou, mas cabe uma ressalva, já que a Toyota trata com mais cuidado os carros cedidos para os testes de revistas especializadas (leia quadro ao lado).

O Etios também foi superior nas revisões até 30.000 km, as mais baratas do segmento, e as concessionárias contarão com o sistema Duo Tec, em que 24 postos autorizadas farão a manutenção em, no máximo, uma hora. A garantia é de três anos. A Hyundai não divulgou seus valores até 30.000 km, que devem custar R$ 800 em média, mas promete cinco anos de garantia e mão de obra grátis nas duas primeiras revisões.

Um exagero, afinal você nem precisaria de mais motivos para saber quem chegou para tentar ser o melhor.

HYUNDAI HB20 1.0 COMFORT

BOM

+ Preço. Por R$ 31.995 vem com ar, direção, computador de bordo e airbags.

+ Desenho. É raro ver outras marcas investindo em design nesse nível.

+ Cinco anos de garantia. Você nunca teve isso para comprar um compacto!

+ Acabamento é superior ao dos rivais, o desenho interno também é melhor.

RUIM

- Haverá fila de espera. E vai ser raro encontrar o 1.0 nos primeiros meses.

- Regulagem de altura do banco eleva apenas o assento, não o banco todo.

- Traseira alta e colunas largas afetam a visibilidade pelo retrovisor central.

- Espaço traseiro é bom, mas assento é baixo demais, e as janelas, pequenas.

TOYOTA ETIOS 1.3

BOM

+ Desempenho excelente se comparado aos rivais de preço similar.

+ Vem com três anos de garantia, bem acima dos rivais mais vendidos.

+ Espaço traseiro é muito bom, tanto para as pernas quanto para os joelhos.

+ Manutenção barata. A Toyota promete cobrar só R$ 643,50 até 30 000 km.

RUIM

+ Acabamento e visual interno não agradam. Parece um carro mais antigo.

+ Não há regulagem de altura do banco do motorista; volante fi ca muito baixo.

+ Se a marca produzisse o Yaris europeu, não teria o desenho tão questionado.

+ Coluna traseira é muito larga e dificulta a visão quando se manobra de ré.

1º HB20 1.0 126

É correto pagar R$ 32 000 em um carro sem ar, nem direção hidráulica? Pois é, a Hyundai também achou que não e oferece um carro bonito, decente e inovador por esse preço. Ele é superior como um todo, do acabamento à modernidade do projeto. Mesmo mais caro de ter e manter, e com um motor menos potente, está bem à frente do Etios.

2º Toyota Etios 1.3 122

Ele é honesto, correto, anda bem e chega com um preço impensável para um brasileiro quando pensa no nome "Toyota". Mas parece que a marca buscou mais equacionar seus custos do que oferecer um produto em compasso com o que o brasileiro anseia. Ele não surpreende, não tem requinte, nem inova. É um bom carro compacto. Ponto.


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