Apesar de 50,6% dos usuários usarem simultaneamente televisão e web, campanhas para TV ainda não geram boca a boca virtual significativo sobre marcas
São Paulo - Um estudo feito pela E.life, empresa de inteligência de
mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, mostrou que as
campanhas publicitárias veiculadas nas grandes redes abertas de
televisão no Brasil não estão refletindo um alto nível de engajamento do
consumidor nas redes sociais.
O levantamento foi realizado para tentar entender qual estava sendo a eficácia das propagandas na TV
para o usuário de redes sociais, já que, para 50,6% dos internautas
brasileiros, o uso simultâneo de televisão e internet é um comportamento
comum.
Ainda, segundo a empresa, 18% dos Trending Topics, os assuntos mais comentados do Twitter, são influenciados pela televisão. Já eventos esportivos - por sua vez, amplamente exibidos na TV - representam 28% do ranking.
Durante uma semana, a E.life monitorou menções às cinco maiores
operadoras de celular (Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo) no Twitter e no
Facebook. Além disso, acompanhou todas as inserções publicitárias dessas
operadoras em dois canais de TV aberta (Gloro e Record), no horário
nobre.
De acordo com a análise da empresa, o índice de buzz no Facebook e no
Twitter sobre as propagandas chegou a, no máximo, 3% do total das
mensagens.
Entre as campanhas no ar no período estudado, a Claro foi a operadora
de celular que conseguiu alcançar melhor interação entre os meios TV e
internet. O percentual de buzz sobre a publicidade da marca no Facebook e no Twitter chegou a 36,8%, 18 pontos percentuais maior que a Oi, segunda colocada no estudo.
Segundo o estudo, a presença do jogador de futebol Neymar e do
ex-jogador Ronaldo nas campanhas teve relevância para o resultado da
Claro.
Como comparativo, uma análise do engajamento da campanha #vesteacamisa do Banco do Brasil, na semana das Olimpíadas, mostrou que o índice de mensagens no Facebook e no Twitter sobre a propaganda chegou a 15% com o uso da hashtag.
A estratégia de incluir uma hashtag ou o endereço de páginas do
Facebook e do Twitter no conteúdo da propaganda na TV, aliás, foi
apontada pela E.life como um dos fatores que podem ajudar a aumentar o
engajamento.
O estudo revelou ainda que o horário nobre na TV também se reflete nos
horários de maior movimentação nas redes sociais. Isso porque entre as
19h e as 23h, o volume de buzz sobre propaganda aumentou para todas as
marcas estudadas.
Veja o estudo
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