Marcas que patrocinam o evento vão de Coca-Cola à suíça Longines
Em sua sexta edição, o Oi Athina Onassis Horse Show, que acontece de 4
a 6 de outubro na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, será
uma oportunidade exclusiva para as marcas atingirem um público de alto
padrão. O evento promete reunir nos três dias, cerca de 20 mil pessoas.
E quem pensa que um campeonato de hipismo é ambiente apenas para marcas
de alto luxo, pode se surpreender. A Coca-Cola e a Rio de Janeiro
Refrescos patrocinam o evento pelo quarto ano consecutivo e promoverão
atividades ao público, inclusive com a presença de duas artesãs da ONG
Asta. Elas confeccionarão capas de notebooks e cadernos e carteiras. A
Coca-Cola terá um lounge de 80 metros quadrados, ambientado por
materiais recicláveis e as provas poderão ser acompanhadas por
televisores instalados nesse espaço.
Já a marca israelense
Moroccanoil, de produtos para os cabelos, usará o torneio para instalar
pela primeira vez um salão de beleza “pop up”. O salão contará com a
presença de dois cabelereiros internacionais para dar consultoria aos
convidados.
Rodrigo Rivellino, da Aktuell, agência que organiza
o evento desde sua primeira edição, avalia que a questão de o evento
ter um perfil elitista não impede a presença de marcas de produtos de
massa. A P&G também fará ações com a marca de sabão líquido Ariel.
Assinadas pela 9ine, as ativações do patrocínio da marca incluem a
organização de uma mini exposição sobre a história dos uniformes de
montaria, no estande da multinacional, e o “batismo” de uma das disputa
do evento, cujo troféu será entregue pela apresentadora do Pânico na
Band, Sabrina Sato.
“Marcas como a Coca-Cola, que têm
penetração de A a Z, também precisam ter iniciativas de valor, para
manter seu produto no ambiente aspiracional. Não é porque uma marca é de
massa que ela só possa fazer ações de marketing de massa”, analisa.
Embora não divulgue o valor dos patrocínios, o executivo afirma que ele
cresce a cada ano, o que demonstra a consolidação do projeto na América
Latina. Esse crescimento em 2012 é de 10% sobre a edição anterior.
“Conseguimos consolidar o ambiente do evento nesses seis anos em um
local totalmente fértil, em que marcas pudessem estabelecer conexão com
as pessoas. Além do conteúdo esportivo que gera interesse ao público,
ele tem espaço para as pessoas comerem, conversar, comprar. Há um
boulevard com 18 lojas”, diz Rivellino. Entre estas lojas estão Gula
Gula, Schultz e Osklen.
Já a Oi nomeia o evento pelo segundo
ano e o utiliza bastante para ações de relacionamento b2b. Para o
organizador, a Oi é um exemplo do potencial de utilização do torneio
tanto para trabalhar o ambiente de marca quanto relações de negócio
efetivamente. Para o primeiro caso, contribui a rádio Oi, que terá um
set list especial feito pelos cavaleiros e que também tocará músicas
indicadas pelo público. Outro motivo é o alinhamento do evento na
plataforma esportiva da marca, que também patrocinará a Copa do Mundo de
2014, no Brasil e, ainda no hipismo, patrocina o Brasil Horse Show.
Outra marca que estará presente no 6º Oi Athina Onassis Horse Show é a
suíça Longines, de relógios, que será responsável pelos cronômetros do
evento e entregará um relógio no valor de R$ 10 mil ao campeão do GP e
uma das provas também terá premiação da marca, no valor de R$ 60 mil.
As
medalhas e os troféus do torneio, que representam um cavalo alado,
ícone do Athina Onassis, foram desenvolvidos pelo designer de joias Jack
Vartanian. Por fim, entre as bebidas, também marcará presença a Pernod
Ricard Brasil, com as marcas Perrier-Jouët (1.400 garrafas do
champagne), Chivas (whisky) e Absolut (vodka).
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