Na Advertising Week, mercado debate uso de ferramentas como social media e branded content para aproximar público e marcas
De Nova York
O terceiro dia do Advertising Week foi
extremamente focado em social media e branded content. Os
painéis chamam a atenção para o uso de ferramentas como redes sociais,
branded content e storytelling para a construção de identidade e de
significado para os anunciantes.
Para os participantes, a
premissa do segmento de conteúdo é entregar algo mais elaborado e
atualizado para o público. "Por isso, passamos a competir até com
algumas editoras na busca por talentos em jornalismo e profissionais de
comunicação", diz Andrew Deitchaman, da Mother. Para Jon Steinberg, da
Buzzfield, todas as plataformas de conteúdo são bem vindas na hora de
conversar com o consumidor. "Você pode até querer investir apenas nas
redes sociais, mas pode ganhar muito mais se mantiver uma conversa
frequente com seus consumidores onde eles estiverem. Se estão no mobile,
é lá que você tem que estar ", diz.
Desta forma, Steinberg deu
início a uma nova fase de discussão no painel Wired Next, promovido pela
revista Wired. É consenso que os dispositivos móveis serão os novos
filões do mercado, mas ainda há muito receio, sobretudo por parte dos
anunciantes.
Em tempos de vacas magras, o setor de marketing
das empresas prefere investir em meios que possuem mensuração de
resultados. Entretanto, de acordo Steinberg, isso vai começar a mudar.
"À medida que você vê o seu consumidor passando horas de olho na pequena
tela, alguma coisa você vai ter que fazer para chamar a atenção dele",
apregoa.
Já em storytelling, o painel patrocinado pela Pandora,
empresa do setor de música e internet, trouxe nomes como Ty Montague, da
Co Collective e o brasileiro Christian Haas, da Goodby, Silverstein and
Partners, que explicaram um pouco mais sobre o que está por trás da
arte de contar uma história. Montague deu dicas à plateia sobre como
elaborar um universo por trás de uma marca. "O primeiro passo seria
encontrar um protagonista e propor desafios e dificuldades para ele. Ao
final da jornada ele encontrará o caminho certo e vai gerar um grande
significado para a marca", avalia.
Christian Haas levou ao
público o case The science of imitation milk (assista a um dos
comerciais abaixo), uma campanha em resposta a todos os produtos que
parecem - mas não são - leite, como os leites de soja e de coco. A ação
partiu do princípio que o verdadeiro leite possui apenas um ingrediente:
o próprio produto. E todos sabem de onde ele vem. Já o leite de soja,
por exemplo, possui diversas combinações e ingredientes. A agência
conseguiu unir sarcasmo e humor criando uma história com muitos
elementos.
O Advertising Week está acontecendo de 1º a 5 de
outubro em diversos centros de convenções nas imediações da Times
Square, em Nova York. Ao todo, o evento é composto por 185 encontros
oficiais, entre painéis, coquetéis e apresentações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário