Pesquisa ProXXIma ID, realizada junto aos consumidores, aponta Itaú, Fiat, Skol, Tim, Samsung, LG e Nike como as marcas com maior identidade digital
Parece óbvio, mas não é. O que os consumidores querem é interagir com as
marcas em todos os canais – seja na loja física, virtual, na TV,
buscando informações na web ou conversando nas redes sociais. Apesar do
investimento publicitário em digital ainda estar longe de ser expressivo
no Brasil, quem deixou o discurso de lado e conseguiu integrar na
prática on e off está se destacando na multidão. Poucas empresas de fato
conseguiram se reinventar e estabelecer uma relação simbiótica entre
digital, produtos e negócios. Aqui, são poucas – é verdade – mas já
existem exemplos de quem está entendendo a importância do online para a
comunicação. É o que mostra a pesquisa ProXXIma ID, realizada pela consultoria Troiano Pesquisa e Desenvolvimento de Marca, em parceria com a Plataforma ProXXIma, com patrocínio da Globo.com.
O levantamento, que ouviu mais de dois mil consumidores com acesso a
internet, aponta que Itaú, Fiat, Skol, Tim, Samsung, LG e Nike são as
marcas com maior inteligência digital no Brasil. Elas são as líderes nas
categorias Bancos, Automóveis, Bebidas Alcóolicas, Telefonia,
Eletrônicos, Eletrodomésticos e Vestuário/moda, respectivamente. “Essas
marcas têm em comum uma coerência nas suas mensagens que se complementam
em diversos canais. O consumidor não consegue avaliar exclusivamente o
que as empresas fazem apenas no digital. Eles entendem a comunicação a
partir dos múltiplos contatos que recebem no seu dia-a-dia, seja em uma
agência física de um banco ou no site”, avalia Ricardo Klein, diretor da
Troiano e responsável pela pesquisa.
A pesquisa avaliou o
traço de caráter das marcas que usam os meios digitais de forma
relevante e diferenciada, apesar de nenhuma delas terem nascido nesse
ambiente. O estudo foi realizado entre os meses de julho e agosto de
2012, em duas fases. Na primeira etapa, 1.016 consumidores identificaram
as marcas mais digitais no Brasil em cada uma das sete categorias. As
mais citadas seguiram para a segunda fase da pesquisa, que ouviu mil
pessoas que definiram o ranking das melhores. Dos entrevistados, 53%
eram homens e 47% mulheres, com idade entre 18 e 54 anos, em sua
maioria. Mais da metade, 56%, já utilizam a internet há mais de 10 anos e
57% usam a web mais de 35 horas por semana.
“O ranking foi
construído pelos próprios consumidores e como eles percebem as marcas no
universo digital e a capacidade que elas têm de usar todas as
plataformas. Por isso, não foram apontadas marcas novatas, apenas as
mais representativas, que vem fazendo um trabalho consistente ao longo
do tempo”, afirma Klein.
Na prática, o que as marcas líderes do
ranking têm em comum é uma estratégia baseada em inovação,
digitalização dos negócios, comunicação jovem e a capacidade de explorar
terrenos desconhecidos e novos canais de comunicação. Não é de uma hora
para a outra, nem com ações pontuais que se consegue deixar uma
mensagem presente na cabeça e na vida dos consumidores. Se sua marca
ainda não está nesta lista, veja como as empresas mais digitalizadas do
Brasil estão mudando a sua história.
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