Estudo será feito pela USP em parceria com universidades de Michigan e Nova de Lisboa. Órgãos ligados à Defesa do Consumidor serviram de parâmetro para iniciativa
Telefonia móvel e fixa, TV por assinatura e bancos serão os primeiros
serviços pesquisados pela Universidade de São Paulo (USP), por meio do
Centro de Estudos da Avaliação e Mensuração em Marketing (Ceacom) da
ECA-USP, em um estudo inédito para definir o Índice Brasileiro de
Satisfação do Cliente (BCSI). O projeto é uma parceria com a
Universidade de Michigan e a Universidade Nova de Lisboa e leva em conta
os campeões de reclamações nesses setores.
Um dos objetivos das instituições de ensino é oferecer dados e, por
consequência, soluções para que as empresas melhorem os serviços no
Brasil e tornem os segmentos mais maduros e competitivos. Para realizar o
estudo, a USP se baseou em pesquisas já existentes, feitas por órgãos
ligados à defesa do consumidor.
Um deles, divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada
ao Ministério da Justiça, com dados dos Procons de todo o País, apontam
os problemas com o aparelho celular como o tema mais recorrente da
reclamação dos brasileiros a órgãos de defesa do consumidor em 2011.
Foram 153.094 reclamações, das quais 52% referem-se a produtos,
destacando o aparelho celular como maior vilão (14,1%). A área de
assuntos financeiros (bancos) totaliza 22,1% das reclamações dos
clientes.
A coleta de dados será executada entre os meses de novembro e dezembro
de 2012 e a apresentação dos resultados em fevereiro de 2013. A
metodologia aplicada será supervisionada pela Qmetrics Brasil e soma-se
ao grupo o fato de o BCSI pertencer à tradicional rede da American
Customer Satisfaction Index (ACSI), que estuda desde 1994 a satisfação
dos clientes em 10 setores da economia, 47 indústrias e 100 serviços do
governo. O mesmo trabalho já vem sendo desenvolvido em Portugal,
Inglaterra, Suécia, Turquia, Coreia, Malásia, Cingapura, Indonésia,
África do Sul, Barbados, Colômbia, República Dominicana e México.
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