A publicidade brasileira é uma das
mais premiadas do mundo. Apenas no Festival de Criatividade de Cannes em
2012, o país foi o quarto colocado em números de troféus: 79 Leões. Na
USP, o curso é o terceiro mais concorrido. São 47 candidatos para cada
vaga. Não à toa, o mercado cresce e a procura por bons profissionais
também. Pensando nisso, o Adnews
ouviu nomes da área em busca de resposta para a seguinte pergunta: o
que as grandes agências esperam dos novos profissionais e estudantes da
área?
O que fazer?
Dificuldades existirão e, às vezes, serão necessárias. Quem confessa é
Rodrigo Righetti, diretor da Righetti Brand Solutions. "No começo de
minha carreira [...] eu trabalhei gratuitamente por quase um ano [...]
varri estúdio, varei muitas noites engolindo sapo de diretores",
declara. Mas, será que valeu a pena? "Isto foi crucial para meu futuro,
primeiro porque eu descobri que produção não era exatamente o que eu
queria fazer da vida, segundo, porque eu percebi que nem tudo que havia
aprendido como estudante resolveria as adversidades da minha vida
profissional".
O que não fazer?
Com a alta demanda, alguns profissionais e estudantes ainda ficam
devendo na hora da seleção para novos profissionais e no dia a dia de
trabalho. É bom ficar atento para não cometer erros grosseiros que
possam dificultar a ascensão de uma carreira promissora.
Para Fujioka, a pior atitude dos novos profissionais é o chamado mimimi,
ou seja, a falta de maturidade para lidar com adversidades. "Gente que,
ainda muito jovem, já chega reclamando das dificuldades da vida, das
barreiras do mundo profissional. Pra contornar isso, só mesmo dando um
'se liga, moleque'", brinca o VP de Planejamento da Loducca.
Humildade parece ser receita essencial para quem quer conseguir
sucesso. "Recebo e-mail de redator com grafia errada, e seus 'vastos'
dois anos de experiência querendo receber R$ 5.000,00 por mês se
comportando como verdadeiros artistas de cinema", revela Righetti.
É preciso paciência, pois conforme explica Adriana, os estudantes e
recém-formados possuem muita pressa no crescimento de carreira, querem
ingressar no mercado publicitário e rapidamente alcançar altas posições.
“Ou seja, não querem entender as etapas de carreira necessárias para
que adquiram maior experiência, consistência no caminho e maturidade",
analisa. A diretora de DH também diz que os futuros profissionais
precisam apresentar “humildade para aprender”, além de buscarem
conhecimento, preparando-se mais.
Por Leonardo Araujo
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