Para saber se o seu negócio está no caminho certo, conheça os indicadores comerciais e financeiros
São Paulo – Ter um negócio estável, além de ser uma preocupação do empreendedor, é também sinal de que a pequena empresa
tem estabilidade. Para que você consiga gerir a sua marca de forma
efetiva, é preciso ter controle sobre alguns indicadores fundamentais.
“O desempenho
deve ser medido através de poucas e boas ações", avalia Maurício
Galhardo, sócio-diretor da Praxis Education e responsável pela área
administrativa e financeira da empresa.
Muitos indicadores para acompanhar podem causar confusão ou erro na
hora de priorizar as ações e é preciso ter números que realmente são
relevantes para o negócio.
Dentre as suas preocupações devem estar a capacidade de vender, de
gastar e de lucrar, além de se preocupar com a gestão de funcionários e
com a qualidade dos serviços. “Acima de tudo é preciso pensar na
estabilidade de longo prazo do negócio. Para isso, tem de haver um fluxo
de produtos e serviços com demanda estável no futuro. A única garantia
para que isso aconteça é ter um executivo que seja capaz de analisar a
situação e de mudar de opinião quando as condições se alteram”, diz
Paulo Vicente, professor de estratégia da Fundação Dom Cabral.
Preste atenção, então, nos quatro indicativos que você deve acompanhar
para que a sua empresa mantenha-se financeiramente saudável.
1. Vendas
A sua primeira preocupação deve ser com as vendas, tendo em vista o
volume total vendido no período. “Esse é o indicador mais utilizado
porque é fácil de calcular e dá a diretriz para saber se a empresa está
vendendo bem ou não. Consequentemente sabe-se também se entrará mais
dinheiro no caixa”, ressalta Gualhardo. Para isso, acompanhe a
percentagem de vendas com relação à meta de cada temporada.
Outro ponto importante aqui é o ticket médio, pois ele ajuda a saber
quanto se vende por cliente e indica se há necessidade de treinamento da
equipe para melhorar a venda. “O mais seguro, no entanto, é analisar o
curto prazo, tendo em vista a demanda constante dos produtos, e o longo
prazo, que deve levar em conta a criação bem sucedida de novos produtos e
serviços”, revela Vicente.
2. Finanças
Para fazer esta análise, é preciso acompanhar o custo da mercadoria
vendida, o percentual que sobra das vendas após descontar os gastos
variáveis da empresa, a rentabilidade do negócio, o prazo de retorno e a
lucratividade. “Esse último significa medir o percentual que sobra do
negócio e, ao meu ver, é o mais importante dos pontos desse indicador,
pois de nada adianta vender bem se não sobrar dinheiro no final do mês”,
aconselha Galhardo.
3. Equipe
Muita gente ainda pensa que a equipe não influencia no rumo da empresa,
mas o giro de funcionários é um ótimo indicador de que o negócio está
no caminho certo. “O cálculo do giro de funcionários é importante para
saber se a empresa está saudável. Por isso, avalie quanto tempo um
funcionário fica em média na empresa, ou de quanto em quanto tempo é
necessário fazer novas contratações”, revela Galhardo. Também é
importante medir o índice de satisfação dos funcionários, outro ponto do
negócio que deve estar funcionando muito bem para que a empresa renda
bons frutos.
4. Satisfação dos clientes
Esse é um ponto essencial, pois se o cliente não estiver satisfeito com
o seu negócio, com certeza ele está rumo ao fracasso. “Aqui é preciso
medir o índice de reclamações de clientes e o tempo médio de atendimento
na sua empresa”, ensina Galhardo. Isso fará com que você tenha dados
para melhorar cada vez mais a sua relação com aquele que mantém a sua
marca viva.
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