Quem já
teve a oportunidade de viajar para a Argentina, reparou na quantidade de
carros desconhecidos para os brasileiros que rodam no país vizinho. E
nem se fala dos antigos Renault 19, Peugeot 504 e Ford Falcon que foram
famosos por lá nas décadas de 1970 e 1980. São carros exclusivos do
mercado automotivo "hermano" e que os brasucas podem apenas invejar por
enquanto...
Alfa-Romeo Giulietta
A Alfa
Romeo não é representada no Brasil de forma oficial, mas, na Argentina,
encontra mercado para vender a maioria dos seus modelos, como o pequeno
MiTo e o Giulietta. O último é um hatchback de porte médio e custa por
lá a partir de US$ 34.300 (R$ 70.178), pois a maior parte dos modelos
importados na Argentina são vendidos em dólar. Há três opções de
motorização e câmbio, todas a gasolina: 1.4 turbo de 120 cv e câmbio
manual de seis velocidades, 1.4 turbo com o sistema MultiAir de comando
de válvulas e 170 cv com câmbio de dupla embreagem. Há ainda a esportiva
Quadrfoglio Verde com um potente 1.8 turbo de 235 cv aliado a um câmbio
manual de seis marchas.
VW Golf GTI sétima geração
Apesar de
terem disponível apenas a versão esportiva GTI por nada modestos US$ 47
mil (R$ 96.162), os argentinos têm a sétima geração do Golf. No Brasil, o
carro parou na quarta geração, que começou a vida em 1998 por aqui e
foi remodelado em 2007. No país vizinho, o VW Golf GTi tem um motor 2.0
turbo a gasolina de 200 cv e câmbio manual de seis marchas. No Brasil,
tradicionalmente, os modelos importados vêm com câmbio automático, mesmo
nos esportivos. Pelo visto, os argentinos apreciam mais uma condução
"purista".
VW Gol Country
Não, a
foto não está trocada. Na Argentina, a Parati brasileira recebe a
alcunha de Gol Country. Pode ser adquirida por lá pela quantia de 70.890
pesos argentinos (R$ 31.633), oferece motor 1.4 a gasolina de 83 cv e
já vem equipada com ar-condicionado, direção hidráulica e rádio com
leitor de MP3. O câmbio é manual de cinco marchas.
Peugeot 308 GTI
Mais um
dos esportivos "à la carte" exclusivo dos argentinos. Possui a mesma
potência do Golf GTI (200 cv), mas consegue atingir tal marca por meio
de um pequeno propulsor 1.6 a gasolina com turbo. O câmbio, outra vez, é
manual de seis marchas. Para o mercado de lá, o preço é de 195 mil
pesos argentinos (R$ 87.016).
Citroën DS4
O DS4 é a
versão intermediária da linha DS, que ainda conta com o DS3, presente no
Brasil, e o DS5, que só existe na Europa. No país vizinho, o motor é o
mesmo do Peugeot 308 GTI: 1.6 turbo a gasolina de 200 cv, mas o câmbio é
automático de seis marchas. O preço é de 207.330 pesos argentinos (R$
92.518). A Citroën estuda trazer a família completa para o Brasil.
Fiat Strada a diesel
A Fiat do
Brasil celebra o fato de oferecer três motores para a linha Strada no
Brasil - 1.4, 1.6 e 1.8, todos flex, mas, na Argentina, ainda há um 1.3 a
diesel que seria muito útil no Brasil para frotistas e pequenos
empresários, não fosse a regulamentação que exige capacidade de carga
maior que uma tonelada ou tração 4x4 com reduzida para qualquer carro
ter um motor a diesel. O 1.3 JTD tem injeção common rail e turbo de
geometria variável que gera 87 cv e 20,8 kgfm de torque. O 1.8 flex
possui somente 18,9 kgfm rodando com etanol. Por lá, a Strada a diesel
pode ter cabine simples ou estendida e o câmbio é manual de cinco
marchas. Os preços começam em 79.300 pesos argentinos (R$ 35.386).
Renault Fluence
Completando
a trinca de franceses esportivos, um carro conhecido dos brasileiros,
mas em versão inédita por aqui. É o Renault Fluence Sport. Por 158.700
pesos argentinos (R$ 70.817), o carro entrega um motor 2.0 turbo a
gasolina de 180 cv acoplado a um câmbio manual de seis velocidades.
Ford Kuga
Você já se
questionou por que há um "buraco" na linha de SUVs da Ford no Brasil?
Temos o compacto EcoSport e o grande Edge, mas nada entre eles. Esse
espaço é preenchido em vários países, inclusive na Argentina, pelo Kuga,
o SUV médio da marca que não é vendido no Brasil. No país vizinho, seu
preço fica entre 196.631 e 233.986 pesos argentinos (R$ 87.744 e R$
104.413, respectivamente). O trem de força é o mesmo: 2.5 cinco
cilindros turbo a gasolina com 200 cv. A tração é integral e o câmbio
pode ser manual de seis marchas ou automático de seis velocidades.
Renault Koleos
Nem só de
Duster vive a Renault argentina para o mercado de SUVs. Com o mesmo
porte do Ford Kuga, o Koleos tem preço que varia entre 198.710 e 210.900
pesos argentinos (R$ 88.671 e R$ 94.111). O motor é 2.5 a gasolina, mas
sem turbo, e desenvolve 170 cv. A tração pode ser 4x2 ou 4x4, enquanto
as opções de câmbio são manual de seis marchas ou automático do tipo
CVT, de relações continuamente variáveis.
Ford Mondeo
Preenchendo
o espaço que é do Fusion no Brasil, o Ford Mondeo está em sintonia com o
modelo europeu. É menos chamativo que o "irmão" brasileiro, mas tem
linhas elegantes. São três opções de motorização: 2.0 turbo a diesel de
140 cv, 2.3 a gasolina de 161 cv e 2.0 da família Ecoboost, com turbo e
240 cv de potência. O câmbio é manual de seis marchas ou automático
também de seis velocidades para a primeira versão, enquanto as outras
ficam apenas com a segunda opção de transmissão. Os preços variam entre
166.600 e 262.893 pesos argentinos (R$ 74.343 e R$ 117.312).
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