Mirando nos fãs dos mais luxuosos carros alemães, compradores de BMW
Série 7, Audi A8 e Mercedes-Benz Classe S, a Hyundai começa a vender no
Brasil a partir desta semana o Equus, o maior de todos os sedãs da marca
sul-coreana.
O motor do carro é um V8 de 4,6 litros, com duplo comando de válvulas
variável na admissão e no escape, capaz de render até 366 cv. O câmbio
que o comanda é um automático de oito marchas. A tração é traseira e
a suspensão, a ar, comandada por controles eletrônicos que podem ser
determinados pelo motorista ou de forma automática, variando de acordo
com o piso.
Como é de se esperar num carro de mais de R$ 300 mil, o Equus é
completo e não tem opcionais. A lista de equipamentos é grande: faróis e
lanternas de LEDs; rodas de liga leve de 18 polegadas; sistema de som
HD com 17 alto-falantes, tocador de MP3 e DVD com entradas USB, auxiliar
e para iPod; bancos (massageadores) e volante, ambos revestidos em
alcântara, com aquecimento; acabamento em madeira; console central
(dianteiro e traseiro) com computador de bordo e frigobar; cortinas
elétricas nos vidros laterais e traseiros; bancos traseiros reclináveis;
e monitor de oito polegadas touch-screen.
Há também os itens "obrigatórios", como ar-condicionado digital, freio
de estacionamento elétrico comandado por botão, bancos elétricos com
memorizador de ajuste, direção eletro-hidráulica e teto solar.
- Motor V8, acabamento refinado, lista de equipamentos extensa e preço "baixo" são as armas do Hyundai Equus contra seus principais concorrentes: sedãs grandes alemães e até SUVs de luxo
SEGURANÇA
Além do conforto, o Equus também esbanja no quesito segurança.
Pontuador máximo com cinco estrelas nos testes de colisão do órgão
americano de segurança automotiva (NHTSA), o carro é equipado com
controle de estabilidade, nove airbags, encostos de cabeça ativos,
freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuidor de frenagem) e
controlador automático de velocidade.
Mesmo com a etiqueta de R$ 320 mil, o Equus apela para um praço mais
baixo que o dos concorrentes para tentar emplacar. Com tamanho de Série
7, A8 e Classe S, rivais diretos e com valores acima de R$ 450 mil, o
modelo da Hyundai tem preço próximo ao dos sedãs da categoria
imediatamente inferior, formada por Série 5, A6 e Classe E.
A estratégia é a mesma adotada pelo Azera, por exemplo, que tem motor
V6 e tamanho para ser rival de Toyota Camry, Chevrolet Omega e Honda
Accord (também com motores V6), mas pelo preço mais baixo, na casa dos
R$ 110 mil, disputa mercado com Volkswagen Passat, Citroën C5 e Peugeot
508, que têm motores menores.
Veja mais fotos do Equus
Foto 1 de 19 - Apresentado ao brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em 2010, Hyundai Equus é sedã grande de luxo de R$ 320 mil Mais Murilo Góes/UOL
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