Marca dá continuidade a ações inspiradas nos "Atletas da noite"
No início de 2011, a Puma começou a explorar o
conceito de “Atletas da noite”, inspirado pelo filme “After hours”,
criado pela americana Droga5 para a marca e que rendeu à agência o Grand
Prix de Film Craft no Cannes Lions 2011. No Brasil, o posicionamento
ganhou desdobramentos de sucesso desenvolvidos localmente, como uma
série de shows internacionais e torneios de jogos como pebolim, tênis de
mesa e sinuca promovidos em diferentes casas noturnas na capital
paulista, o que culminou no Puma Social Club, bar temático com seis
meses de duração que concentrava todas as atividades da marca, instalado
na convidativa Rua Augusta.
Com o fim do espaço, a Puma pretende atrelar a
marca não a um espaço único e próprio, mas sim a todo e qualquer local
ou atividade que carregue o conceito dos atletas da noite. Para isso,
está lançando o Puma Social Guide,
guia online que traz, inicialmente focado em São Paulo, dicas de
lugares que se tenham sinergia com o tema em opções para comer, beber,
dançar, socializar e, claro, jogar. “Este é o próximo passo dentro do
mesmo conceito. Não queríamos nos limitar a um ponto, mas sim mostrar
onde ele é representado por toda a cidade”, explica Marcelo Nicolau,
gerente de marketing da Puma.
O
guia foi concebido pela Vice e terá uma equipe dedicada a atualizações
diárias, desde a inclusão de novos pontos a matérias, galerias de fotos e
entrevistas. Lá é possível encontrar indicações soltas ou em listas
temáticas de lanchonetes, restaurantes, bares, baladas e atrações
pontuais, além de montar sua própria agenda, checar comentários e
frequência via Foursquare, salvar tudo em PDF, imprimir ou compartilhar
via Facebook. “Procuramos aplicar uma tradução do estilo de vida desse
atleta da noite”, acrescenta Gabriel Klein, diretor de criação da Vice.
Seu desenvolvimento ainda permite que ele se adeque à interface
utilizada em seu acesso, seja via computador, smartphone ou tablets.
Não haverá, necessariamente, uma parceria da
Puma com os locais citados pelo seu novo guia. “Nossa pretensão é
indicar o inusitado, o diferente, o descolado, aquele lugar que pouca
gente conhece mas que tem uma pegada especial, como o dogão que só
aquele seu amigo conhecia e indicou, ou o inferninho escondido que tem
ótimas opções musicais. Eles serão escolhidos pela pertinência com o
projeto”, reforça Nicolau. Apesar da iniciativa ter como principal
intuito reforçar a ligação e o relacionamento da marca com os
consumidores, o Puma Social Guide encontra um espaço para a indicação de
venda de produtos da marca. “Para cada uma das dicas de locais, será
desenvolvida uma lista com sugestões de looks que tem a ver com ele,
totalmente personalizada, que leva o público diretamente à nossa página
de e-commerce”, cita o executivo.
Atualmente, a divulgação da Puma pelo mundo tem
três pilares principais: o lifestyle, onde se encaixa o Puma Social
Guide e as ações inspiradas no conceito dos “Atletas da noite”; o
running; e o esporte em geral. Nos últimos anos, o Brasil tem dado mais
força ao primeiro, porém, segundo Nicolau, a tendência é que os dois
últimos se unam em esforços e que a equação fique cada vez mais
balanceada. “A Puma tem uma visão um pouco diferenciada dos concorrentes
no que diz respeito ao esporte. Fugimos um pouco daquela coisa de
‘sangue, suor e lágrimas’ e nos focamos mais na diversão, no ‘jogar’.
Esse trabalho de Puma Social, voltado aos atletas da noite, mostra um
pouco disso. Na outra via, estamos também trabalhando bastante com o
viés esportivo, devendo dividir a atenção. Entre as nossas ações nesse
sentido estão o patrocínio ao Usain Bolt, a parceria com equipes de
esporte a motor, como a Puma e a BMW, o patrocínio ao atleta Loco Abreu e
à camisa do Botafogo”, complementa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário