Resultado foi apontado pelo estudo
“Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro”, realizado pela
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo
(FIPE/USP)
A análise da FIPE/USP apura dados nos segmentos que sustentam a cadeia
produtiva do livro: o mercado (livrarias e outros pontos de venda) e o
governo (que compra das editoras por meio de programas como Plano
Nacional do Livro Didático - PNLD). O preço médio do livro não
corresponde ao que é pago pelo consumidor e sim às vendas das editoras
ao mercado e ao governo.
Quando considerados os dois segmentos da pesquisa, a conta do preço
médio do livro expressou aumento de 0,1%, com o mercado respondendo pelo
declínio de 6,11%. O preço médio total (mercado + governo) foi R$ 10,30
em 2011 e de R$ 10,29 em 2010.
Os títulos digitais
ainda não têm influência significativa na elevação ou queda do preço
médio do livro, mas já fazem boa presença no panorama editorial, com
mais de 5.200 títulos lançados em 2011. O número equivale a
aproximadamente 9% dos mais de 58 mil títulos lançados em 2011. Em
relação às vendas, o total correspondente a um faturamento de cerca de
R$ 870 mil.
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