sexta-feira, 13 de julho de 2012

As dez bandas de rock mais marqueteiras



Confira a lista especialmente preparada pelo Meio & Mensagem para celebrar o Dia Mundial do Rock


colaborou Fernando Murad

A bruxa vai estar solta nesta sexta-feira 13, Dia Mundial do Rock. Brigas, provocações, indelicadezas e excentricidades fazem parte da vida de todo roqueiro, mas não há como negar o impacto destas extravagâncias também no marketing das bandas. 

Os escândalos protagonizados pelos irmãos Gallagher, por exemplo, ajudaram a tornar o Oasis tão famoso quanto os seus sucessos. Neste caso, as brigas foram tão longe que a banda acabou chegando ao fim em 2009, mesmo ano que a ação para divulgar o último álbum da banda, Dig Out Your Soul, ganhou um leão em Cannes na categoria de Titanium & Integrated. Mas há quem acredite numa nova “Morning Glory” para o Oasis. Na internet, comentários aventam um suposto retorno em 2015. Jogada de marketing ou delírio de fã ?


Há ainda os que preferem aparecer pelo choque. Embebido numa verdadeira apologia aos temas soturnos, Ozzy Osbourne mordeu a cabeça de um morcego em pleno show e anos depois submeteu sua própria família a um reality show, o The Osbournes, na tentativa de recuperar a fama. 

Quer agora um exemplo de excentricidade na estratégia ? A resposta são os mascarados do Kiss que, mesmo em meio às críticas, conseguiram faturar alto com licenciamentos e transformar a banda numa verdadeira marca.

Confira na galeria abaixo a seleção do Meio & Mensagem das 10 bandas mais marqueteiras da história, feita especialmente para celebrar este Dia do Rock!


O Kiss revolucionou o cenário dos anos 70 com suas maquiagens e shows pirotécnicos. Reis do licenciamento, possuem mais de 3 mil produtos associados
Para chamar a atenção e marcar o nome da banda, no começo da carreira, os integrantes do Red Hot Chilli Peppers tocavam peladões no palco
Ícone do rock progressivo, o Pink Floyd se tornou sucesso comercial com obras conceituais como Dark Side of the Moon (da lendária sincronização com o longa O Mágico de Oz) e The Wall
Liderado pelo vocalista Bono Vox, os irlandeses do U2 se destacam na linha de frente dos ativistas do marketing social. Realizou a turnê mais rentável da história, a 360°, que faturou mais de US$ 1 bilhão em 2011
Conhecido como o príncipe das trevas, Ozzy Osbourne construiu sua imagem em cima de temas sombrios. Ficou marcado por morder um morcego durante um show
A postura dos ingleses do Radiohead faz com que a sua legião de admiradores os defenda ardorosamente: não aceitam marcas como patrocinadoras e incentivam os fãs a pagarem o quanto quiserem por suas músicas
Além da logomarca mais famosa da história do rock, os Rolling Stones se apoiaram no antagonismo aos Beatles como estratégia. Deu tão certo que a banda completa 50 anos de carreira em 2012
Sinônimo de polêmica no mundo do rock, Marilyn Manson é conhecido pela performance altamente teatral – com direito a se cortar no palco e rasgar bíblias – e pelo visual agressivo
Uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de heavy metal, o Iron Maiden também é conhecido pelo mascote Eddie, presente na capa de todos os discos de estúdio e nos shows


As estratégias de divulgação dos álbuns do Oasis já renderam até um Leão em Cannes. Mas nada melhor do que as brigas entre os irmãos Gallagher para ganhar espaço na mídia
Liderado pelo vocalista Bono Vox, os irlandeses do U2 se destacam na linha de frente dos ativistas do marketing social. Realizou a turnê mais rentável da história, a 360°, que faturou mais de US$ 1 bilhão em 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário