Novas regras para publicidade no celular
Anatel questionará se a base de usuários de telefonia móvel quer
continuar recebendo as mensagens publicitárias de suas respectivas
operadoras
Os portadores de telefone celular podem, agora, optar por não receber
mais as mensagens de texto com publicidade de suas próprias operadoras. A
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou novas medidas
para a publicidade via telefones móveis, tendo em vista as próprias
empresas de telefonia – que frequentemente encaminham mensagens de
textos para sua base de clientes informando sobre promoções, bônus e
outros serviços.
Entre os dias 20 de Julho e 20 de setembro,
todos os proprietários de telefone celular receberão uma mensagem de
texto com o seguinte aviso: “Por determinação da Anatel, caso não queira
receber mensagem publicitária desta Prestadora, envie SMS gratuito com a
palavra SAIR para XXXXX”.
A partir de então, as operadoras só
poderão enviar mensagens de SMS com teor publicitário para os
assinantes que não se recusaram a recebê-las, ou seja, para a base de
opt-in (denominação dada aos usuários que concordam em receber informes e
mensagens das marcas).
Com esta medida, a Anatel procura,
justamente, atualizar a base de opt-in das operadoras, ao mesmo tempo em
que oferece aos usuários o direito de escolha de receber ou não as
mensagens publicitárias. Junto com essa pesquisa, a Anatel também
estabeleceu que as operadoras deverão, no momento do contrato inicial
com os assinantes, questioná-los sobre o envio das mensagens
publicitárias.
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