Saiba o que fazer antes, depois e durante um evento de trabalho para aproveitar o máximo desses momentos de pausa na rotina do escritório
São Paulo - Cada vez mais executivos dão uma pausa na rotina do escritório para ir a eventos de
negócios. Eles são fonte de aprendizado e ajudam a turbinar a rede de
relacionamentos. Só na cidade de São Paulo, estima-se que ocorrerão
90.000 eventos em 2012, entre palestras, feiras e encontros, segundo a
São Paulo Convention & Visitors Bureau.
Veja as dicas para você aproveitar melhor esses momentos
Antes do evento
Programe-se
Conheça a agenda com antecedência. Busque o máximo de informações sobre
as palestras, assim você pode selecionar as que valem a pena. Procure
também saber quem são os palestrantes de seu interesse.
Conhecimento não faz mal
Informe-se previamente por meio de jornais, revistas e internet sobre o
que será falado durante o evento. Isso o deixará mais preparado para
aproveitar melhor as palestras. A sensação de satisfação também será
maior
Durante o evento
Concentre-se
Evite ao máximo usar redes sociais, enviar e-mails, torpedos e atender
ao telefone durante as apresentações. "Você distrai a si mesmo e a quem
está ao seu redor", lembra Mauricio Curi, embaixador do TEDx para o
Brasil. Sem contar que poderá perder conteúdos importantes que estão
sendo apresentados.
Se você gosta de fazer anotações, não queira fazer da palestra uma
apostila. Marque apenas os pontos principais, ou seja, as grandes
sacadas que ouviu.
Pausa para respirar
Descansar entre as palestras é essencial para você absorver melhor os
conteúdos. Se o evento permitir, faça intervalos. É uma ótima
oportunidade para fazer networking.
Troque ideias
Não saia pelo evento distribuindo cartões a todos. Foque em pessoas que
podem lhe ser úteis. "Você não precisa, necessariamente, fazer
networking, pode trocar ideias, que no futuro podem gerar um bom
contato", recomenda Mauricio Curi.
Após o evento
Reflexão
Reserve um tempo para pensar sobre o que conheceu. Saia com ao menos
cinco ideias e faça conexões do que foi falado com a sua realidade. Isso
ajudará a colocá-las em prática.
Compartilhe
Pratique o que aprendeu quando voltar ao trabalho. "Se você não
aproveitar esse primeiro momento para aplicar o conhecimento e
distribuir para as pessoas que possam ter interesse, é bem provável que,
assim como o material ficará dentro da gaveta, as novas informações
serão esquecidas", brinca Marcos Braga, presidente da HSM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário