Em um passado recente, as pessoas
enviavam e-mails para suas listas e nada era bem planejado. As pessoas
liam os e-mails e ficava por isso mesmo. Não havia muita pretensão em
desenvolver uma ação para vendas, o email era visto apenas como uma
ferramenta de comunicação entre pessoas.
Com o tempo, as empresas viram uma grande oportunidade em fazer venda
por e-mail. Era uma ótima ação, pois atingia um grande número de pessoas
em pouco tempo e uma forma muito barata de vendas. Mas não existia uma
regra. O e-mail marketing era usado de qualquer forma, sem foco e sem
segmentação. Muitos recebiam e-mails de diversos assuntos e conteúdos,
que na maioria das vezes não interessavam ao destinatário.
Começaram a aparecer os SPAMS - envio em massa de mensagens não
solicitadas. Para quem não sabe, SPAM é um enlatado (presunto
condimentado) que foi usado na segunda guerra mundial para alimentar os
soldados americanos. Só havia isso para comer na guerra. Imaginem comer
enlatado todos os dias durante meses. Os soldados não aguentavam mais
comer SPAM, por isso foi denominado lixo eletrônico.
Para evitar os SPAMS os provedores começaram a dificultar o envio de
e-mail marketing através de programas específicos e por isso, existem
procedimentos de boas práticas para conseguir um resultado favorável.
Para uma ação de e-mail marketing ser bem sucedida é preciso ter
estratégia, planejamento e inteligência. Não adianta enviar milhões de
e-mails se a lista não for qualificada,
se o assunto for mais um na caixa dos clientes e se o template não for
bem feito, ou enviar em qualquer horário e dia da semana. Tudo tem que
ser pensado e planejado.
E-mail marketing não é quantidade e sim qualidade
e tem que ter recorrência. Não adianta fazer apenas uma ação isolada,
e-mail marketing tem que ser feito periodicamente. Quanto mais entender
seu público e segmento, mais certeira será sua ação. Desta maneira, você
terá um grande aliado na área de vendas por um preço bem atrativo.
Invista em e-mail marketing, mas com planejamento!
Por Kedma Lage Carvalho, gerente de Contas Estratégicas da ZipCode
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