Banco indeferiu contestações e promoveu todas as agências para 2ª fase
A primeira grande licitação para a porção digital da publicidade de
estatais está gerando polêmica no mercado. Com o indeferimento dos
recursos e a aprovação de todas as 12 agências para a segunda fase, a
concorrência pela conta de R$ 22 milhões do Banco do Brasil está sob
olhares desconfiados.
Até o momento, foi aberto apenas o 1º envelope, que contém
informações jurídicas sobre cada uma das empresas que concorrem à conta
online do BB. Segundo fontes do propmark, alguns dos
recursos evidenciam que as agências contestadas não poderiam estar na
licitação, enquanto a estatal aprovou sua participação.
Pelo que apurou o propmark, a 'acusação' mais grave
foi feita contra a Grey 141 e a Casa. Ambas têm o grupo WPP como sócio
majoritário com 99% do controle acionário, fato que foi contestado,
defendido e passou no crivo da comissão de licitação. A Grey 141 teria
verbalizado sua desistência do projeto ao saber da concorrência com a
Casa, de acordo com uma fonte.
Segundo outra fonte ligada ao assunto, o fato de ambas terem o mesmo
acionista majoritário, no caso o WPP, faz com que este mesmo sócio
participe por duas vezes da licitação, o que fere a Lei 8.666 e
configura uma vantagem desleal até mesmo na precificação, pois o
conglomerado teria acesso aos valores de ambas as agências. Tal caso
poderia até mesmo ser penalizado criminalmente, com pena de 2 a 4 anos.
Outros recursos
Diversos outros recursos foram levantados na licitação da conta
digital do Banco do Brasil. A CDN Comunicação e a FSB foram contestados
pelo alto número de sócios, 113 e 134, respectivamente, o que
configuraria em vedação do edital. A 3YZ, a CallComplete e a CDN tiveram
recursos contrários à sua participação devido à atividade declarada
como linha de fornecimento no Sicaf.
A AgênciaClick Isobar foi contestada por ter esquecido de anexar o
contrato social ao envelope, enquanto Pepper e iThink não mostraram o
termo de que não utilizam mão de obra infantil, fato que desqualificaria
as agências citadas.
Participam da licitação: 3YZ, Casa, AgênciaClick Isobar,
CallComplete, CDN, Digital, FSB, Geração CC, Grey 141, Pepper e Plano
Digital, essa última atual detentora da conta. A abertura do 2º envelope
da licitação, contendo as propostas técnicas de cada concorrente, será
no dia 20 de junho.
Banco do Brasil
Procurado pelo propmark, o banco estatal se
posicionou a respeito do assunto. "O Banco do Brasil reafirma a absoluta
lisura do processo, que sempre esteve pautado pela total transparência,
com a realização de audiências públicas, respostas a todos os
questionamentos e cumprimento estrito dos prazos previstos em lei. Até o
próximo dia 19, toda a documentação do processo licitatório, inclusive a
referente aos recursos, está disponível para consulta pública",
informou a empresa.
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