As vendas de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões novos no
Brasil em abril caíram 14,2% na comparação com março, para 257.875
unidades, informou nesta quinta-feira (3) a associação de
concessionários de veículos, Fenabrave. Em relação ao mesmo mês do ano
passado, houve recuo de 10,82%. No acumulado de janeiro a abril, as
vendas foram de 1,076 milhão de veículos, uma queda de 3,42% ante o
verificado no mesmo período de 2011.
A Fenabrave também alterou as projeções para o crescimento das vendas
em 2012, sendo que a expectativa para o avanço de automóveis e
comerciais leves é agora de 3,5%, ante projeção anterior de 4,5%, para
3,545 milhões.
Considerando também as vendas de caminhões, ônibus e motocicletas,
setores menos aquecidos, a Fenabrave reduziu ainda mais a previsão de
alta total nas vendas de veículos, para 3,4% contra a projeção anterior
de 5,76%.
Em abril, as vendas somente de automóveis e comerciais leves --
principal filão do setor -- somaram 244.853 unidades, uma queda de
13,82% ante março. Já os emplacamentos de caminhões e ônibus no mesmo
período caíram 20,76% para 13.022 unidades.
MONTADORAS
Ainda de acordo com a entidade, a Fiat foi líder de mercado considerando as vendas de automóveis e comerciais leves, com uma fatia de 21,86% das vendas.
Em segundo lugar, ficou a Volkswagen, com 20,8%. GM (Chevrolet) e a
Ford tiveram, respectivamente, 16,9% e 9,84% das vendas no mês
passado. A Renault apareceu em quinto lugar, com 6,76% das vendas em
abril.
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