quinta-feira, 3 de maio de 2012

Diferença entre carro antigo e velho está no cuidado, diz colecionador

Evento em São Paulo reúne 580 modelos e premia clássico de US$ 250 mil. Falta de incentivo fiscal e escassez de peças são entraves. 

 

A frase de Og Pozzoli, um dos maiores colecionadores de carros antigos do Brasil, com 170 exemplares, define de maneira romântica o que separa carros antigos de carros velhos: “manter um automóvel em seu tempo e espaço em condições originais, em uma espécie de volta ao tempo, define seu valor histórico e sentimental. Por outro lado, um veículo de apenas três anos já pode ser velho, caso não seja bem cuidado”.

A distinção entre veículos clássicos e velhos fica clara através dos quatro principais destaques do Encontro Paulista de Autos Antigos: Graham Paige Roadster 1928, Puma GTE 1972, Alfa Romeo Giulietta Spider 1962 e o Fitti-Fusca que Wilson Fittipaldi pilotou na década de 60. O tradicional evento, realizado em Águas de Lindóia, no interior paulista, reuniu 580 exemplares de épocas, países e estilos distintos entre o último sábado (30) e esta terça-feira (1º).

Com dois motores e 400 cavalos, Fusca-Fitti foi usado por Wilson Fittipaldi nos anos 60 (Foto: ETC Comunicação/Divulgação)Com dois motores e 400 cavalos, Fusca-Fitti foi usado por Wilson Fittipaldi nos anos 60 (Foto: ETC Comunicação/Divulgação)
 
Construído nos EUA, o único Graham Paige Roadster 1928 existente no Brasil é avaliado em US$ 250 mil, segundo o proprietário Marcos Vinícius. “Confesso que gosto de restaurar carros pela emoção de ser premiado. Faço tudo com minhas próprias mãos, não mando em oficinas. Nesse aqui demorei oito meses, que é um tempo recorde para restaurar um modelo raro até mesmo nos EUA”, explica o engenheiro, dono também de um Hupmobile Phaeton 1923.

Um dos modelos mais luxuosos de sua época, Graham Paige é avaliado em US$ 250 mil (Foto: ETC Comunicação/Divulgação)Um dos modelos mais luxuosos de sua época, Graham Paige é avaliado em US$ 250 mil (Foto: ETC Comunicação/Divulgação)
 
Já Brenno Russio, dono do Puma GTE há seis anos, demorou três anos para deixar o cupê como ele aparece nas fotos. “Ter meu trabalho reconhecido faz todo o esforço ser recompensado”, comemora.

Puma GTE 1972 levou três anos para ser restaurado (Foto: ETC Comunicação/Divulgação)Puma GTE 1972 levou três anos para ser restaurado (Foto: ETC Comunicação/Divulgação)
 
O empresário Emanuel Zveibil tomou caminho diferente com seu Alfa Romeo Giulietta Spider. Ciente da dificuldade em encontrar peças do modelo no Brasil, o colecionador importou o conversível dos EUA. “Tenho outros Alfas e um deles, um modelo 2300, acabei vendendo por conta da dificuldade da restauração”. Zveibil explica que sua paixão pelo Giulietta Spider começou quando era criança, assistindo a filmes italianos. “Com o tempo descobri que não era fã especialmente do Giulietta, mas sim da marca”. A paixão fez o colecionador fundar – e presidir por anos – o Alfa Romeo Clube do Brasil.

Alfa Romeo Giulietta chegou pronta dos EUA (Foto: ETC Comunicação/Divulgação)Alfa Romeo Giulietta chegou pronta dos EUA (Foto: ETC Comunicação/Divulgação)
Placa preta
 
O maior sinal de reconhecimento da qualidade de um automóvel antigo é a placa preta (onde as cores das letras e do fundo se invertem), conquistada pelos carros com mais de 30 anos. A idade avançada, no entanto, não basta: o modelo deve fazer parte de um dos 120 clubes de carros antigos associados à Federação Brasileira de Veículos Antigos – a FBVA, que por sua vez é credenciada pela Fédération Internationale des Véhicules Anciens, a entidade máxima do antigomobilismo mundial – e alcançar 80 pontos, numa escala 0 a 100, em originalidade e conservação.

Especialistas dos clubes avaliam o carro candidato a ostentar placa preta, avaliando inúmeros itens como motor, câmbio, cor, rodas, interior, acessórios, etc. O custo de expedir uma placa preta (fora a renovação do documento junto ao Detran) é de R$ 150.

Perspectivas
 
A maior concentração de carros colecionáveis está nos modelos das décadas de 50, 60 e 70, mas a falta de oferta de carros e peças dessas épocas pode sugerir certas limitações – já que tais exemplares dificilmente sairão das mãos de seus proprietários. Para o colecionador paulista Julio Penteado, no entanto, o futuro do antigomobilismo é promissor: “com o crescimento da economia e uma distribuição de renda mais equilibrada, mais pessoas vão poder, enfim, realizar o desejo de ter um antigo na garagem. E aí novos movimentos acontecerão, como a busca por novos modelos, de épocas e regiões diferentes. Não haverá falta de carro, é só mudar o foco da coleção”, explica o antigomobilista.

Roberto Suga, colecionador e membro da FBVA, destaca o bom momento que vive o setor. “O antigomobilismo não cresce só no Brasil, onde sua evolução tem sido estrondosa. O mercado de antigos tem alta no mundo todo, e a consequência é a alta nos preços também”. Para ele, a alta tem os motivos mais conhecidos, como paixão por carros aliada a laços familiares, mas também um fenômeno peculiar: “Vivemos num mundo muito tecnológico, com excesso de informações e novidades. O antigomobilismo se tornou uma espécie de válvula de escape. Tanta modernidade é contraposta com saudosismo, e o bem antigo mais representativo e sentimental é o automóvel.

Penteado alerta, no entanto, que os antigomobilistas ainda encontram dificuldades em preservar carros clássicos. “Encontro uma certa dificuldade em importar peças, por conta da burocracia e dos altos impostos. No Brasil, simplesmente não há incentivo fiscal para quem se propõe a preservar a história do automóvel nacional”, lamenta o colecionador, proprietário de sete modelos, que ainda sugere que o antigomobilismo fosse agraciado pela lei Rouanet, que deveria reconhecer a prática como atividade sócio-cultural.

 

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