A adesão a hábitos mais saudáveis tem aumentado e feito as empresas do ramo obterem rendimento em linha com o mercado
A crescente procura da população brasileira, principalmente os
executivos das classes A e B, por hábitos mais saudáveis faz com que
empresas especializadas na comercialização de refeições e produtos
naturais e orgânicos cresçam no País. A rede Salad Creations,
especializada na comercialização de saladas e que tem forte presença
em shopping centers —25 lojas, das quais apenas uma é própria—, agora
aposta em uma nova operação: loja de rua. A primeira está na zona norte
de São Paulo, em Santana. Cecília Gonçalves, gerente
de Expansão da rede Salad Creations diz que a estratégia integra o
processo de crescimento da marca. “Este ano a expectativa é aumentar a
rede 30%, finalizando o ano com 32 unidades em operação e 40
comercializadas.” A intenção da marca é chegar as Regiões Nordeste e
Sudeste ao longo do ano. A fórmula do sucesso está no cardápio, que
permite diversas combinações de saladas. “Temos em nosso cardápio três
tipos de folhas, 15 tipos de molhos e mais de 40 opções de ingredientes
como queijos e carnes, que totalizam mais de 17 mil combinações
diferentes. Isso sem esquecer as saladas prontas, os wraps, quiches,
sopas, tostex e tortas salgadas”, diz a executiva. Com tíquete médio de
R$ 25, a Salad tem por público-alvo homens e mulheres acima dos 25 anos,
pertencentes às classes A e B. “Nosso público são pessoas que se
preocupam com a saúde e com o bem-estar, gostam de fazer esporte e
exigem produtos de qualidade”, enfatiza a gerente de Expansão da rede.
Produtos naturais
É com o mote de ser mais saudável que a Mundo Verde também é sinônimo
de sucesso na venda de produtos naturais, orgânicos, funcionais, diet,
light, sem glúten, e sem lactose, além de diversos tipos de chás,
suplementos para atletas, produtos fitoterápicos, cosméticos, livros,
CDs de relaxamento e presentes artesanais e ambientalmente corretos.
Com cerca de 200 lojas em operação no Brasil e mais duas em Portugal, a
rede tem planos de crescer em torno de 25 % ao longo deste ano, e para
os dois próximos anos prevê algo em torno de 20%. A meta é até 2014, a
Mundo Verde conseguir atingir faturamento de R$ 350 milhões. “ Queremos
ter um nível de faturamento maior”, explica Donato Ramos, diretor de
Marketing da empresa.
Ainda segundo informações de Ramos, para a Mundo Verde conseguir esse
faturamento, serão feitos investimentos na abertura de novas lojas.
“Neste ano nossa previsão é ter de 45 a 50 novas lojas em operação”,
diz, e completa: “A Região Sudeste tem bastante espaço para crescermos,
assim como o centro-oeste é muito rico, mas nosso foco maior está em São
Paulo e no interior”.
Para 2014, a empresa especializada em produtos saudáveis pretende ter
350 unidades no Brasil, e mais lojas na Itália e em Portugal. O
especialista em marketing, questionado sobre a dificuldade de se
venderem produtos mais saudáveis (por consequência, mais caros) ao
consumidor, afirma que no Brasil o preconceito para com esses itens já
foi maior e que o brasileiro está mais preocupado com a saúde e não se
importa de pagar um pouco mais por produtos de melhor qualidade.
“Houve uma mudança de hábito do consumidor nos últimos anos. Não
tivemos dificuldade na comercialização dos produtos que disponibilizamos
nas lojas. Está cada vez mais fácil vender produtos saudáveis no
Brasil.”
Com tíquete médio de R$ 27, a rede afirma ver maior destaque nas vendas
das linhas de cereais, mas óleo de coco, suplementos alimentares,
grãos, e chás também mostram bom rendimento nas gôndolas das lojas.
Dentre os que também vêm crescendo em vendas estão os alimentos
funcionais, que auxiliam no emagrecimento, e os produtos e alimentos
anti-idade, que retardam o envelhecimento. “A procura por esses produtos
mais novos, como os anti-idade e os que auxiliam o emagrecimento, é
tanta que também podem ser considerados nosso carro-chefe.”
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