sexta-feira, 18 de maio de 2012

Projeto ampliará verificação de circulação de jornais e revistas

Movimento liderado pelo Cenp atende a demanda antiga dos anunciantes
 
Um dia histórico para a mídia impressa brasileira. Foi com esse discurso que o deputado federal André Vargas, do PT-PR e da Frente Parlamentar de Apoio à Mídia Regional, definiu o anúncio da ampliação da verificação de circulação de jornais e revistas no país, nesta quinta-feira (17). O movimento liderado pelo mercado publicitário, com o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) à frente, atende a uma demanda antiga dos anunciantes e governos, principalmente, que pedem mais dados auditados dos veículos e, ao mesmo tempo, fortalece a mídia impressa - que com isso pode ganhar mais investimentos. “Não tenho dúvida que a medida fortalece a mídia impressa. Mas esse é um processo que vai levar um tempo. Os próprios veículos de comunicação, aqueles menores, precisam se preparar para oferecer as informações”, disse Caio Barsotti, presidente do Cenp.
Na prática, o Cenp vai abrir para que outras consultorias independentes possam prestar esse serviço, além do IVC (Instituto Verificador de Circulação), sendo que o Cenp fará o credenciamento dessas empresas, avaliando critérios como capacitação técnica. A medida também foi citada como uma forma de fortalecer a regionalização dos mercados e trazer mais transparência ao processo.
Vários representantes do mercado publicitário, como Luiz Lara, presidente da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade); Judith Brito, da ANJ (Associação Nacional dos Jornais); e Roberto Muylaert, da Aner (Associação Nacional dos Editores de Revista), estavam presentes ao evento de lançamento do programa de incentivo à circulação verificada dos meios impressos, que também terá campanha publicitária criada pela QG Propaganda, de Paulo Zoéga. Entre outros depoimentos nas peças, está o de João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat e presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), que disse: “Quanto melhor as informações que tenho a respeito de um veículo, melhor a eficiência do plano de comunicação”.
Já Judith destacou que essa nova realidade será positiva para todos os anunciantes, que poderão fazer mais investimentos com critérios técnicos, e também para agências e veículos. “Nós [da ANJ] sugerimos ao governo federal, há sete anos, que só investisse em veículos auditados. E agora o Cenp vai poder credenciar mais auditorias de circulação. Essa nova realidade será muito positiva para todos”, falou ela.

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