Movimento liderado pelo Cenp atende a demanda antiga dos anunciantes
Um dia histórico para a mídia impressa brasileira. Foi com esse
discurso que o deputado federal André Vargas, do PT-PR e da Frente
Parlamentar de Apoio à Mídia Regional, definiu o anúncio da ampliação da
verificação de circulação de jornais e revistas no país, nesta
quinta-feira (17). O movimento liderado pelo mercado publicitário, com o
Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) à frente, atende a uma
demanda antiga dos anunciantes e governos, principalmente, que pedem
mais dados auditados dos veículos e, ao mesmo tempo, fortalece a mídia
impressa - que com isso pode ganhar mais investimentos. “Não tenho
dúvida que a medida fortalece a mídia impressa. Mas esse é um processo
que vai levar um tempo. Os próprios veículos de comunicação, aqueles
menores, precisam se preparar para oferecer as informações”, disse Caio
Barsotti, presidente do Cenp.
Na prática, o Cenp vai abrir para que outras consultorias
independentes possam prestar esse serviço, além do IVC (Instituto
Verificador de Circulação), sendo que o Cenp fará o credenciamento
dessas empresas, avaliando critérios como capacitação técnica. A medida
também foi citada como uma forma de fortalecer a regionalização dos
mercados e trazer mais transparência ao processo.
Vários representantes do mercado publicitário, como Luiz Lara,
presidente da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade);
Judith Brito, da ANJ (Associação Nacional dos Jornais); e Roberto
Muylaert, da Aner (Associação Nacional dos Editores de Revista), estavam
presentes ao evento de lançamento do programa de incentivo à circulação
verificada dos meios impressos, que também terá campanha publicitária
criada pela QG Propaganda, de Paulo Zoéga. Entre outros depoimentos nas
peças, está o de João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de
relacionamento da Fiat e presidente da ABA (Associação Brasileira de
Anunciantes), que disse: “Quanto melhor as informações que tenho a
respeito de um veículo, melhor a eficiência do plano de comunicação”.
Já Judith destacou que essa nova realidade será positiva para todos
os anunciantes, que poderão fazer mais investimentos com critérios
técnicos, e também para agências e veículos. “Nós [da ANJ] sugerimos ao
governo federal, há sete anos, que só investisse em veículos auditados. E
agora o Cenp vai poder credenciar mais auditorias de circulação. Essa
nova realidade será muito positiva para todos”, falou ela.
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