sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gafisa lidera queixas entre construtoras de janeiro a maio de 2012

No período, empresa recebeu 131 reclamações, a maior parte por atraso na entrega das chaves do imóvel; PDG e MRV são a 2ª e 3ª colocadas

SÃO PAULO - A Gafisa/Tenda é a líder de reclamações entre as construtoras, de acordo com o novo ranking setorial do Procon-SP. De janeiro a maio (até o dia 10) deste ano, a empresa foi alvo de 131 queixas, a maior parte por atraso na entrega de imóvel, seguida por PDG (57) e a MRV (46).

O ranking é baseado nas solicitações que precisaram de mediação do órgão para resolver o problema. As crescentes reclamações dos consumidores em relação às construtoras e incorporadoras motivaram a elaboração da lista. Somente no primeiro trimestre deste ano, o número de queixas desse setor cresceu 30,6% na comparação com igual período de 2011 (de 930 para 1.215, considerando todos os tipos de queixas). No intervalo entre 2008 e 2011, o salto é ainda maior: 153%
A entrega do imóvel fora do prazo estipulado é a maior reclamação dos clientes, somando 460 nos três primeiros meses deste ano. Nos anos anteriores, esse também era o motivo que mais trazia dor de cabeça aos compradores. Em 2011, elas somaram 1.420.
"As reclamações sobre atrasos na entrega estão aumentando e preocupam. Tentamos negociar solução do problema junto às construtoras, mas se isso não for possível as empresas são autuadas pelo abuso", explica, em nota, o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.
No primeiro trimestre, o setor imobiliário da cidade São Paulo foi marcado pelo descompasso entre o ritmo de vendas e lançamentos. Enquanto as vendas registraram uma alta de 27%, o número de lançamentos de imóveis caiu 30% no mesmo período, de acordo com dados do Secovi-SP.
Veja o ranking completo abaixo:

Construtoras e Incorporadoras Reclamações 
Gafisa/Tenda 131
PDG 57
MRV 46
NOVA DELHI INCORADORA 25 
ATUA  21 
CAPRI INCORPORADORA   12  
CURY CONSTRUTORA  12 
LIVING  11
BROOKFIELD 
TRISUL  

Empresas rebatem
As construtoras listadas no ranking foram procuradas pela reportagem para responder sobre o número de reclamações.
A Gafisa, líder do ranking, diz que a Tenda, adquirida em 2008, responde por 85% das queixas e é uma empresa com operação completamente separada. Em nota, a PDG afirma que, "até o fim do ano, a expectativa é entregar mais de 31 mil unidades, das quais apenas uma pequenas parcela está em atraso".
A MRV minimiza o resultado do ranking: "a companhia teve 46 reclamações em um universo de 10 mil clientes o que significa que 0,0046% de nossos clientes tiveram algum tipo de problema com a construtora".
Já a Brookfield afirma que trabalha para atender as solicitações. "Por isso tem sido possível manter o baixo número de reclamações recebidas pelo Procon", diz a empresa em nota.
A construtora Cury informou que não comentará o ranking. As demais construtoras ainda não se manifestaram ou não foram encontradas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário