Modelo começará a ser testado em maio em lojas específicas da rede, que também estuda a instalação de prateleiras virtuais em locais públicos de São Paulo
O Pão de Açúcar está prestes a aceitar o pagamento de compras
via celular. De acordo com Hugo Bethlem, vice-presidente executivo do
Grupo Pão de Açúcar, o novo modelo será testado a partir de maio em
alguns pontos de venda específicos da bandeira, que servirão como piloto
para a implementação da operação nas lojas da rede.
Desenvolvido
em parceria com o Itaú, e em um primeiro momento uma exclusividade para
donos de cartões Itaucard, o sistema permitirá inclusive a autorização
remota dos pagamentos, caso o dono do celular não esteja presente e
outra pessoa da família vá à loja fazer as compras.
A iniciativa
vai de encontro ao desejo do consumidor. Um estudo recente da IBM
mostrou que 87% dos brasileiros gostariam de usar dispositivos móveis
para pagar por produtos e serviços.
PRATELEIRAS VIRTUAIS
Paralelamente,
o Pão de Açúcar também tem estudado outros usos para os celulares em
suas lojas. Uma possibilidade é a instalação de vitrines virtuais em
locais públicos de grande circulação de pessoas, nas quais os
smartphones servem como meio de compra.
Em 2011, o Tesco, por
meio da bandeira Homeplus (na qual é sócia da Samsung), instalou uma
loja virtual no metrô de Seul, capital da Coreia do Sul. As compras eram
entregues nos endereços indicados no mesmo dia. Desde então, a rede
britânica Ocado e a australiana Woolworth´s, abriram lojas virtuais
temporárias sob o mesmo conceito, em um shopping center de Londres e na
estação de Town Hall, em Sydney, respectivamente.
“Já temos
tecnologia para fazer algo parecido em São Paulo”, revela Bethlem, do
Pão de Açúcar. “A questão agora é onde colocar estas prateleiras
virtuais. Será que no metrô da cidade não tem muita gente, seria esse o
público alvo? Ou a avenida Faria Lima, na saída do Shopping Iguatemi, é
um lugar mais apropriado? A conversa está neste ponto”, completa o VP do
Grupo Pão de Açúcar, sem precisar uma data para colocar o projeto em
execução.
+
Com smartphones, consumidores fazem compra em loja virtual da rede australiana Woolworth's
Crédito: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário