O que as empresas esperam dos gerentes e diretores de Marketing
Mais do que conhecimentos técnicos,
profissionais precisam ter atitude, prever os movimentos do mercado e
dialogar na língua dos diferentes departamentos das companhias
Conhecimento multidisciplinar, experiência em diferentes campos
do Marketing e saber falar a língua dos demais departamentos das
empresas. Essas são as características que as companhias têm procurado
em profissionais para ocupar os cargos de gerentes
e diretores de Marketing no Brasil. Mais do que ter conhecimentos
técnicos, as companhias buscam gestores que sejam capazes de antever os
movimentos do mercado e saibam gerenciar suas equipes adequadamente.
Nos últimos anos, vem se desenhando uma mudança no pensamento das
corporações a respeito da formação do profissional de Marketing. Hoje,
para almejar os cargos de gerentes e
diretores
de Marketing, os candidatos não precisam necessariamente ter uma
formação clássica no curso de Propaganda e Marketing. Uma especialização
no campo pode habilitá-los a concorrer aos postos mais elevados, desde
que outros critérios sejam atendidos.
“Atualmente, as companhias permitem que profissionais formados em
carreiras como Engenharia e Administração, com MBAs e especializações,
ocupem os cargos de diretores e gerentes de Marketing. Para as empresas,
não basta apenas o conhecimento da área, é preciso ter uma visão 360°”,
afirma Daniela Sanchez,
Gerente da divisão de Marketing e Sales da Page Personel, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Conhecimentos que fazem diferença
Além de ter passado por diferentes áreas do Marketing, na visão das
companhias o candidato precisa saber traduzir suas ideias para os
setores empresariais de maneira clara. Deve ter conhecimento sobre
ferramentas analíticas quando precisar se relacionar com a área
financeira, apresentando números que justifiquem suas escolhas. Ao lidar
com o setor de vendas, o profissional também deve estar apto a
desenvolver estratégias de sell in e sell out que atendam às demandas do
varejo.
“Experiência na área de Trade Marketing pode ser considerada um
diferencial, pois uma das necessidades das empresas é encontrar
funcionários que entendam o funcionamento do canal. Conhecimentos em
estratégias de Pricing também são válidas e agregam valor ao currículo
do profissional, demonstrando que o candidato compreende o comportamento
do consumidor e das sazonalidades”, reforça Daniela.
Para a Unilever, o entendimento profundo da categoria com que se
pretende trabalhar é outro fator importante ao desenvolver líderes. “Os
profissionais devem ser capazes de compreender os signos e aspectos
emocionais relacionados aos produtos e às marcas. Por isso, buscamos
candidatos que tenham histórias para contar por meio de projetos
desenvolvidos e saibam estabelecer conexões entre os diferentes setores
empresariais”, afirma Jéssica Hollaender,
Diretora de Recursos Humanos da Unilever, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Desafios encarados pelos gestores
Entre os principais desafios que se apresentam para os gestores de
Marketing, o tempo é um dos maiores. Por isso, as empresas buscam
profissionais que estejam antenados à economia e às tendências e que
saibam arriscar quando for o momento certo. O conhecimento e a
experiência na área de Inteligência de Mercado se apresentam como
atributos relevantes para os candidatos aos cargos.
“Hoje, desenvolver e lançar um produto no curto prazo, gerando receita e
se antecipando em relação à concorrência é uma das tarefas mais
difíceis para os gestores de Marketing. Outra preocupação que se mantém
constantemente na agenda das companhias é a questão do apagão de
liderança”, ressalta Daniela Ribeiro, Gerente Sênior das divisões de
Engenharia, Vendas e Marketing da Robert Half, em entrevista ao Mundo do
Marketing.
Saber inovar é outro desafio para os gerentes e diretores de Marketing.
Principalmente quando trabalham com um portfólio de marcas extenso, que
envolve públicos diferentes, como no caso da Ambev. “Não buscamos
apenas perfis técnicos. Atitudes e aspectos comportamentais fazem grande
diferença na escolha desses profissionais, que são gerados, em sua
maioria, dentro das próprias companhias. Mesmo sendo líder de mercado,
não podemos nos acomodar e a inovação é a chave para alcançar este
objetivo”, afirma Isabella Garbers, Gerente de Recrutamento e Seleção da
Ambev, em entrevista ao portal.
Novas mídias e a preocupação com a sustentabilidade
A experiência internacional continua sendo considerada um diferencial,
mais já deixou de ser requisito, exceto para quem pretende trabalhar em
projetos de multinacionais. Nesse momento, o conhecimento sobre o
mercado local pode ajudar bastante ao profissional que deseja galgar
postos mais altos na hierarquia empresarial. Outro valor que deve ser
considerado é a preocupação com a sustentabilidade.
“Qualidades como inovação e alinhamento ao desejo do consumidor são
aspectos importantes, mas a busca por fazer do mundo um lugar mais
sustentável precisa ser uma constante no comportamento desses
profissionais. Este tipo de predisposição demonstra o quanto os gestores
estão em sintonia com os valores da empresa”, acredita Antônio Nunes,
Gerente de Recursos Humanos da P&G Brasil, em entrevista do Mundo do
Marketing.
Conhecer as novas mídias e o seu papel como ferramentas para as
empresas é mais uma característica que as companhias buscam nos gestores
de Marketing. “Estamos vivenciando um crescimento das oportunidades no
canal digital, sobretudo cargos para gerentes de e-commerce que estejam
preparados para desenvolver posicionamentos de produtos na web. A
internet ainda tem muito a ser explorada e todos os cargos das
companhias estão aprendendo em conjunto sobre o seu potencial”, diz
Daniela, da Robert Half.
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