Conar pede alteração em campanha da Fiat
Slogans praticamente iguais motivaram órgão a intervir em favor da
NeogamaBBH, que lançou campanha para Renault duas semanas antes da
Agência Fiat
Em reunião na última semana, o Conar julgou dez casos em sessão
plenária. Deste total, sete foram objeto de pedido de alteração. O caso
mais emblemático envolve o uso da mesma frase como slogan em duas
campanhas de carro. A Agência Fiat foi interpelada pela NeogamaBBH pela
campanha do Novo Grand Siena, lançada em março (confira aqui).
A Neogama alegou que, duas semanas antes, havia lançado campanha para o
modelo Fluence, da Renault, com o slogan “Ter um faz toda a diferença”.
A campanha da Fiat, apresentada à imprensa em Santiago, no Chile,
trazia slogan muito próximo: “Novo Grand Siena. Ter faz toda a
diferença”.
No processo, a Agência Fiat apresentou documentos
que comprovam que a campanha já estava prevista há um período maior – o
que seria uma indicação de que não se trata de plágio. O órgão, ainda
assim, optou pela alteração da campanha da Fiat.
Outros casos
Na mesma reunião, na última semana, o Conar optou pela alteração de
campanha e embalagem dos Brinquedos União (os produtos Frutix e Ovix
Mega), a pedido da Ferrero Rocher; e do enxaguante bucal Colgate
Luminous White (a pedido da Johnson&Johnson). Outro caso envolve
Natura e O Boticário. A Natura acionou o órgão acerca de uma campanha do
concorrente que não deixava explícita a comprovação do perfume Malbec
ser o mais vendido do País. O Conar pediu alteração da campanha.
Sky e Net também foram objeto de processo do Conar. A Net pediu – foi
atendida por decisão do órgão – que a Sky informe mais claramente a
quantidade de canais abertos oferecidos em HD, pois o número varia de
acordo com a região. A Coca-Cola foi acionada pela Pepsico em virtude da
bebida Powerade (concorrente de Gatorade) – e uma informação de sua
embalagem deve ser mudada. A Vivo também foi acionada, mas Meio & Mensagem não teve acesso a detalhes do processo.
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