Segundo os resultados de uma pesquisa realizada pela TNS, quase um quinto (19%) dos seis bilhões de consumidores de tecnologias móveis ao redor do mundo já utilizam ao menos algum tipo de LBS (serviço baseado em localização).
Ainda de acordo com os resultados do estudo da TNS, no Brasil, existe uma abertura de 85% ao LBS para 2012.
No Brasil, a localização de amigos foi mencionada como a principal
finalidade de uso de LBS, com 38% das menções. A integração de
localização enriquece também as experiências dos brasileiros com suas
redes sociais, prova disso é o fato de que 12% dos usuários de redes
sociais utilizam ferramentas como o Foursquare ou o Facebook Places para
informar seus amigos sobre sua localização.
No que diz respeito ao relacionamento dos consumidores com as marcas
através dos meios digitais móveis, os brasileiros já perceberam que
podem se beneficiar do LBS - 19% compartilham sua localização com as
marcas em troca do recebimento de ofertas especiais, que são de grande
interesse para 45% dos respondentes.
Esta diferença entre fazer e ter interesse indica que há uma parcela
de pessoas que procuram algum retorno específico de lojas e negócios
através da localização, mas que ainda não a executam efetivamente. Uma
saída pode ser a comunicação mais ativa das marcas através de
propagandas, já que 21% dos usuários de celulares e smartphones afirmam
achar interessante esta abordagem em seus aparelhos móveis, desde que
oferecendo alguma vantagem ou oferta nas redondezas.
Para Alexandre Momma, diretor
de atendimento da TNS e responsável pelo estudo: “Os serviços móveis
baseados em de localização estão em plena ascensão e são extremamente
promissores. Os usuários percebem que compartilhar sua localização pode
trazer benefícios na forma de descontos e ofertas exclusivas. É a
combinação de momento e contexto que torna o LBS uma ferramenta poderosa
para as marcas explorarem as inúmeras vantagens que a função oferece”.
Ainda de acordo com os resultados do estudo da TNS, no Brasil, existe uma abertura de 85% ao LBS para 2012.
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