Oficialmente aberta, operação brasileira segue caminho já traçado por Facebook e Google para aumentar faturamento publicitário. O País está entre os cinco principais mercados da rede em número de usuários ativos
O Twitter está oficialmente instalado no País. Nesta
quarta-feira, 5, Guilherme Ribenboim, diretor geral da operação
brasileira, fez uma apresentação em que revelou alguns dos passos
adotados por aqui para a empresa ampliar sua força no mercado local. Uma
das medidas é ter mais proximidade com as agências, em especial com
criativos. Foi o fizeram o Facebook, em uma estratégia que ganhou
intensidade a partir da contratação de Raphael Vasconcellos,
ex-AgênciaClick (revelada em maio deste ano),
e o Google, que há tempos vem trabalhando para aumentar o conhecimento
dos profissionais de comunicação a respeito de seus produtos e pacotes.
“Estamos
bem impressionados. Há um cenário muito positivo na área de mídia
social. Estamos buscando pessoas que nos ajudem a construir uma ponte
entre o Twitter e as agências”, contou Ribenboim, que acrescentou que
essa tarefa não será atribuição de um único nome, e sim de uma equipe
inteira. “Não temos produtos de prateleira, e sim a capacidade de
construção da marca no digital. Queremos fazer parte da estratégia
desses anunciantes”, explicou, referindo-se às empresas que enxergam as
oportunidades de estreitar relação com consumidores e intensificar o
engajamento via redes sociais.
Um dos campos que chama atenção do
Twitter – e isso em escala mundial – é a chamada segunda tela. Para o
anúncio da operação brasileira, a rede enviou a São Paulo o indiano
Shailesh Rao, vice-presidente internacional e executivo que responde
pelo crescimento global da companhia. Nos Estados Unidos, o Twitter tem
sido adotado como ferramenta para aumentar a audiência dos programas de
TV. “Mas a plataforma é importante não apenas no sentido de gerar
receita, como também pelo seu lado criativo”. Ele citou programas
esportivos e de notícias entre aquelas atrações que conseguem fazer bons
projetos de engajamento via Twitter.
De acordo com Rao, a rede
se torna especialmente útil se ela de fato estiver bem integrada com o
público, rendendo benefícios não só para o Twitter quanto para o
veículo. “Estamos trabalhando em conjunto com as emissoras para oferecer
uma melhor experiência para a audiência”, disse Rao. No Brasil, a
parceria com as TVs também interessa. A operação local quer fazer parte
da estratégia das emissoras, porém não detalha “parcerias
significativas”. O executivo indiano afirmou que o País está entre os
cinco maiores mercados da rede, em número de usuários ativos.
Ribenboim - que foi anunciado como diretor-geral em novembro (leia mais aqui)
- também falou da segunda tela, dando como exemplos de sucesso no
Brasil o case #oioioi, uma hashtag criada pelos usuários para a novela
Avenida Brasil – que foi trending topic mundial –, a equipe de tuiteiros
que esteve presente durante as transmissões do Teleton e o buzz gerado
pelo programa The Voice Brasil.
Campeões de tweets
O Twitter Brasil aproveitou a ocasião para revelar os campeões de tweets no País em 2012. São eles:
1 - Segundo jogo da final da Libertadores, entre Corinthians e Boca Juniors, no Pacaembu - 3.548 Tweets Por Minuto (TPM)
2 - Final de Avenida Brasil ou #oioioi – 3.031 (TPM)
3 - Primeiro jogo da final da Libertadores (Boca Juniors e Corinthians) – 2.754 TPM
4 - Morte de Chico Anysio – 2.265 TPM
5 - Programa The Voice Brasil (edição de 25/11, dia da Fórmula 1) – 2.068 TPM
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Segundo jogo da final da Libertadores, entre Corinthians e Boca
Juniors, foi o evento que teve mais tweets por minuto neste ano no
Brasil
Crédito: Folhapress/ Eduardo Knapp
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