Conceito desenvolvido pela Lew´Lara\TBWA com a TBWA\Chiat Day reúne ações em conjuntos do patrocinador Fifa
De agora até junho de 2013, a Adidas adota a mensagem “Vamos com
tudo” que funciona como um guarda-chuva para reunir todas as ativações
de futebol.
Desenvolvido pela Lew´Lara\TBWA, em parceria com a
TBWA\Chiat\Day, o conceito será expresso em iniciativas que vão desde
exposições de bolas gigantescas, passando por anúncios e indo até a
chamada “Torcida Cafusa”, aplicativo em referência ao nome da bola da
Copa das Confederações.
Como primeiro capítulo desta fase da
comunicação do anunciante, que é patrocinador da Fifa, a Lew´Lara e a
Adidas conduziram o processo de escolha do nome da bola Cafusa, que será
utilizada no campeonato a ser disputado em junho do ano que vem.
“Observamos várias opções, desde as que surgiram internamente na
agência quanto as que vieram por pesquisas de grupos focais. Depois,
notamos quais agradavam mais sob o ponto de vista de marketing,
acionamos o departamento legal para registrar em dezenas de países e, ao
final, optamos por Cafusa”, explica Rodrigo Messias, diretor de
marketing da Adidas no Brasil.
A agência e o anunciante também
haviam conduzido o processo de escolha da bola da Copa, a Brazuca,
escolhida após votação popular em cima de três nomes (os outros dois
eram Carnavalesca e Bossa Nova). Além da Lew´Lara, também participam da
comunicação Id, Frito, Edelman, Thinky e Age Isobar.
Além do nome
da bola, o anunciante aposta em uma exposição com 10 bolas gigantes,
projetadas em 45 dias, e que irão passar por São Paulo, Rio de Janeiro e
Brasília, desde já, além de Recife, Fortaleza, Salvador e Belo
Horizonte, a partir de janeiro.
Outra iniciativa é a “Torcida
Cafusa”, aplicativo de Facebook em que o usuário pode fazer parte de um
bandeirão virtual a partir de fotos que ele tirar junto com as bolas
gigantes.
Até junho, o conceito “Vamos com tudo”, embora tenha
a ver com a nova bola, será explorado em outras oportunidades, como
lançamentos de materiais esportivos diversos, incluindo as camisetas de
visitantes das principais seleções patrocinadas.
O plano da
Adidas é ir ampliando a quantidade de ações relacionadas com o slogan
até chegar-se ao pico durante o evento. Nesse sentido, as três seleções
patrocinadas pelo anunciante que disputarão a Copa das Confederações
(Espanha, México e Japão) terão ações de ativação.
As ações
para o evento são consideradas como um aquecimento para o virá em
seguida, em maior escala, para a Copa do Mundo. Ao mesmo tempo, ajudam o
Brasil a ganhar espaço na comunicação global de Adidas, embora o
conceito “Vamos com tudo” seja apenas para o País. “Queremos aprender
muito com a Copa das Confederações em termos de como ter acesso ao
consumidor e colocar os brasileiros no clima do evento. É um aquecimento
que levamos muito a sério”, diz Messias.
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