ZenithOptimedia aponta alta mundial puxada por países emergentes
O investimento global em publicidade terá uma série de altas nos
próximos três anos, segundo indica a nova pesquisa realizada pela
ZenithOptimedia, empresa do Publicis Groupe especializada em estudos de
mídia. De acordo com o levantamento, após elevar-se 3,3% em 2012 diante
de 2011, a expectativa é de que o mercado cresça 4,1% em 2013, 5% em
2014 e 5,6% em 2015, tendo como base de comparação sempre o montante
gasto no ano anterior.
Além da evolução no valor investido, também pode se
perceber uma aceleração desse desenvolvimento, de 1,5 ponto percentual
no triênio. Apesar do crescimento, o mercado ainda se recupera
lentamente da acentuada queda de 9,6% registrada em 2009, a maior
retração da história da publicidade. Considerando valores gerais, o
relatório mostra que em 2012 foi gasto US$ 497,3 bilhões globalmente — e
que esse valor subirá para US$ 517,7 bilhões (2013), US$ 543,4 bilhões
(2014) e US$ 573,6 bilhões (2015).
A pesquisa ainda aponta que esse balanço compensa o
destaque que os países emergentes estão desenvolvendo em contraste com o
mau momento econômico europeu, continente que ainda sofre com os
efeitos da crise financeira. 61% da evolução global no investimento em
publicidade partirá dos países emergentes — que aumentarão seu
protagonismo mundial, passando de 34% de share em 2012 para 37% em 2015.
No “Velho Continente”, a situação é exatamente a
oposta. O estudo da ZenithOptimedia dividiu o bloco em dois, isolando
Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, que, juntos, terão
decréscimo de 4% no montante investido e só irão voltar ao patamar de
2012 (US$ 109,2 bilhões) em 2015. Mas mesmo os países um pouco menos
assolados pela crise também não terão grande desempenho, com estagnação
em 2013 e crescimentos de 2% ao ano em 2014 e 2015.
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