Estudo da E.life apresenta conceitos que serão capazes de gerar engajamento entre marcas e consumidores, entre eles a realidade aumentada e a integração entre TV e redes sociais
A utilização de recursos de realidade aumentada no ponto de venda e
mais integração entre campanhas veiculadas na TV com as redes sociais
estão entre as tendências que serão capazes de gerar um maior
engajamento entre marcas e consumidores no próximo ano. A conclusão é do
estudo Social Business para Todos, apresentado ontem, dia 5, pela
E.life. A empresa vem acompanhando o comportamento do consumidor
brasileiro nas redes sociais e selecionou nove conceitos capazes de
melhorar o diálogo entre os clientes e as empresas.
União entre TV e redes sociais
Se por um lado o consumidor parece estar menos paciente em relação às
campanhas publicitárias na TV, por outro, existe a oportunidade de
engajar e ampliar a visibilidade de um anúncio televisionado se a
empresa conseguir fazer um link entre este conteúdo e as redes sociais. A
simples inclusão de uma hashtag nos comerciais pode gerar grandes
resultados no mundo online.
A E.life acompanhou o buzz gerado por campanhas televisivas ao longo do
ano e constatou que, para a maior parte delas, a repercussão nos canais
digitais é bem pequena: cerca de 1,6% de comentários. Em comparação,
anúncios que incluíram a hashtag tiveram uma reverberação muito maior
nas mídias sociais, com até 15% a mais de comentários.
Um exemplo citado pela consultoria é a campanha do Banco do Brasil
“Veste a Camisa”, que incluiu a hashtag na assinatura do banco, fazendo
com que o tema ganhasse muita exposição no Twitter. “A E.life acompanhou
os trending topics e verificou que 27% dos temas em destaque são
referentes ao conteúdo exibido na TV. Olhando nos detalhes, percebemos
também que trending topics sobre música e esportes, por exemplo, quase
sempre se referem indiretamente a conteúdos também exibidos na
televisão. Podemos dizer, com certeza, que mais de 50% dos tópicos com
maior destaque no Twitter nascem da TV”, afirma Alessandro Barbosa Lima.
Empresas devem se preparar para o Social CRM
As redes sociais também serão as plataformas mais utilizadas para o
atendimento aos clientes. Cada vez mais impaciente, o consumidor dá
atualmente menor credibilidade ao SAC convencional e busca em mídias
como Facebook e Twitter uma solução mais rápida para os seus problemas. A
E.life estima que entre 1 a 3% dos atendimentos ao cliente sejam
realizados por plataformas sociais. Para 2013, este volume deve chegar a
5%. As empresas precisam estar preparadas para um aumento constante
desta demanda nos próximos anos.
Mas este cenário também pode ser revertido em oportunidade: algumas
companhias de outros países usam as plataformas digitais para fazer com
que os próprios clientes ajudem uns aos outros no atendimento. “O
atendimento colaborativo é uma vantagem para as marcas que souberem
utilizar este recurso. Outros consumidores poderão ajudar a tirar
dúvidas, por exemplo, mas as empresas terão que prover um ambiente que
suporte a contribuição coletiva”, explica o CEO da E.life.
Outras tendências apresentadas pelo estudo são a participação cada vez
maior dos canais mobile no relacionamento das organizações com o seu
público-alvo, a utilização de recursos de computação em nuvem – o que
elimina a necessidade de grandes investimentos em servidores,
ferramentas mais complexas para analisar o grande volume de dados
disponiblizados pelos usuários na web e a maior participação de pequenas
e médias empresas nas redes sociais. Veja a seguir a lista com todos os
tópicos apontados pela E.life:
1 – PMEs vão investir cada vez mais nas redes sociais: pequenas e médias empresas se interessam cada vez mais pelas redes sociais.
2 – Métricas dão lugar aos KPIs: ao invés de
acompanhar métricas, as empresas criarão indicadores de desempenho para
avaliar o resultado de suas estratégias online. O KPI está veiculado ao
negócio em si, enquanto a métrica é um dado geral verificado no canal.
3 – Big Data: as empresas precisarão de ferramentas
mais complexas para lidar com o enorme volume de informação
disponibilizado pelos seus consumidores na web.
4 – Second Screen and Social Curation: estratégias que consigam ligar as campanhas da TV com as redes sociais tendem a aumentar o engajamento do público.
5 – Ascenção do mobile: o acesso a plataformas
sociais, comércio eletrônico e conteúdo das marcas será cada vez mais
feito por dispositivos mobile, como smartphones e tablets.
6 – Social CRM: as empresas serão mais demandadas a prestar atendimento pelas redes sociais.
7 – SaaS (software as a service): a computação em
nuvem permitirá que mais soluções em software sejam oferecidas como um
serviço, onde o pagamento será pelo tempo de uso e não mais pela
aquisição do produto.
8 – Varejo social e conectado: o ponto de venda
precisa estar conectado, permitindo um compartilhamento de tudo o que
acontece no ambiente físico diretamente com as redes sociais.
9 – Realidade aumentada: as ferramentas de realidade
aumentada estão mais acessíveis e o varejo deve aproveitar estes
recursos para oferecer conteúdo diferenciado ao shopper, aumentando o
tempo de visitação na loja e o engajamento do consumidor.
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