Renault entrega primeiro Zoe ao ministro da indústria da França.
Após um atraso de dois meses, a montadora francesa Renault
entregou as chaves do primeiro carro popular 100% elétrico do mundo ao
seu primeiro dono: o ministro francês da indústria, Arnaud Montebourg. A
cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (17) e foi feita pelo diretor
geral do grupo Renault, Carlos Tavares.
O modelo tem preços a partir de 13.700 euros (R$ 37.353) na França
graças ao incentivo ecológico do governo de 7.000 euros (R$ 19.085). O
incentivo garantiu a promessa da Renault, durante o Salão de Genebra
deste ano, de apresentar o "primeiro elétrico popular do mundo". Na
realidade, exatamente barato ele não é — o Twingo, carro de entrada da
Renault sai por 7.990 euros. Porém, perto dos outros elétricos e
híbridos vendidos no mundo, como o Nissan Leaf, o preço é sim bem
competitivo.
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A estreia nas lojas do Zoe estava prevista para o fim de setembro,
durante o Salão de Paris, porém os planos foram adiados. A Renault já
disponibiliza três veículos elétricos na sua gama de produtos: Fluence
ZE, Kangoo ZE e Twizy. Assim, a participação da marca no segmento de
carros elétricos europeu passou de 30% em maio para 54% ao fim de junho.
A escolha de Montebourg para a entrega da primeira chave é mais do que
simbólica. Além de o governo francês ser o grande responsvel pela
viabilização do projeto, o ministro virou símbolo da defesa da indústria
local ao comprar briga contra a concorrência "desleal" de produtos importados, como os carros sul-coreanos.
Reduzir 10% emissões de C02 do porfólio
O Zoe reforça o plano da montadora chamado de “Renault Drive The
Change” (Mude a Direção, no Brasil), que estabelece a meta de reduzir em
10% as emissões de CO2 de todo o portfólio da marca até o ano que vem.
Atingido o objetivo, a meta seguinte é reduzir mais 10% entre 2013 e
2016.
Para uso diário em grandes centros urbanos, o Zoe quer passar a ser
conhecido por disponibilizar a mobilidade elétrica “para todos”, bem ao
gosto da democracia francesa. Ele tem autonomia para rodar 210
quilômetros sem necessidade, no entanto, a Renault afirma que isso vai
variar conforme as condições de rodagem, perfil do trajeto, temperatura
externa etc.
Recarga
Sobre a expansão dos pontos de recarga de bateria, a Renault afirma que
a estratégia de lançamento do Zoe vem acompanhada de investimento na
infa-estrutura que os carros elétricos exigem. De acordo com a
montadora, o projeto engloba o Plano Automotivo, anunciado pelo governo
francês em 25 de julho deste ano, que prevê a instalação de estações de
recarga e a integração dos veículos eléctricos em frotas públicas.
Renault Zoe inaugura nova fase para carros elétricos na França (Foto: Divulgação)
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