O marketing
nunca esteve tão em evidência, principalmente se falarmos no marketing
digital, tema cada vez mais abordado e utilizado em todo o mundo, seja
para disseminação de uma marca ou venda de produtos. O poder aquisitivo
do brasileiro cresceu cerca de 19% nos últimos sete anos, segundo o
IBGE. Com o grau de instrução aumentando, a população consome mais.
Segundo o IBOPE, no Brasil são 84,3 milhões de pessoas conectadas. O
brasileiro utiliza a internet o tempo todo, seja no trabalho ou em casa.
Esse número pode se tornar ainda mais atrativo se contabilizarmos os
acessos pelos smartphones. Segundo a pesquisa Our Mobile Planet,
realizada pelo Ipsos Media CT, e apoiada pelo Google, MMA (Mobile
Marketing Association) e IAB (Interactive Advertising Bureau), 14% da
população brasileira utiliza smartphones. Estamos falando de brasileiros com acesso a internet quando estão se deslocando de um ponto para o outro, sendo impactados por diversos formatos de mídia.
O marketing digital, hoje, já pensa em como usar o remarketing. Essa
dinâmica faz com que um usuário que entrou em determinado site e viu
determinado produto, mas não efetuou a compra,
possa ser reimpactado assim que sair do site, por exemplo, com um
formato display oferecendo uma vantagem para que ele volte ao endereço e
conclua a compra.
Avaliando todo o cenário, devemos considerar o tempo que o brasileiro
passa consumindo conteúdo na internet. Segundo estudo publicado pelo
site AdAge, os brasileiros passam aproximadamente 23,8 horas por semana
conectados a internet. Com o surgimento das redes sociais, as empresas
de marketing digital perceberam que o consumidor não era só um alvo das
ações para alavancar venda e sim um usuário que ganha voz. O trabalho
dessas empresas é conscientizar seus clientes de que as redes sociais
são importantes, não só para fazer relacionamento com o cliente, mas
também um canal de gestão de crise.
É praticamente impossível que as empresas fechem os olhos para essa
ferramenta. Hoje, ficar fora das redes sociais afeta diretamente o
marketing digital, pois usuários insatisfeitos acabam falando mal da
marca, amigos compartilham esse conteúdo, criam grupos contra a empresa e
tudo isso reflete na perda digital. No Brasil, especialmente, tudo
ganha dimensões importantes, principalmente se avaliarmos o crescimento
do Facebook no último ano - a rede social teve um crescimento de 146% e
chegou a 54 milhões de usuários. Esse número compreende 5,6% de todos os
usuários do mundo, segundo a Securities and Exchange Commission (SEC).
Diante da revolução digital vivida no Brasil, os grandes conglomerados
viram a necessidade de ampliar sua atuação de marketing. O digital abriu
inúmeras possibilidades, velocidade de resposta, deu voz ao consumidor,
possibilidade de compartilhar experiências positivas e negativas,
registrar momentos importantes e compartilhar com os amigos. O marketing
digital proporcionou o que Kotler já chamava de a era do consumidor,
dando voz ao consumidor diante das organizações.
* Fabiano Rodrigues – sócio e Head de Operações da underDOGS
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