Cada vez mais modelos vendidos no Brasil oferecem opções de câmbios
automático ou automatizado, para maior conforto do motorista,
especialmente o urbano, que em um carro manual maltrata o braço direito
(alavanca) e o pé esquerdo (pedal da embreagem) com as constantes trocas
de marcha em trânsito mais pesado.
Antes equipamentos de
carros executivos, de luxo ou esportivos, agora as transmissões
"autônomas" podem ser encontradas por até R$ 2.370 extras em alguns casos.
Tipicamente, optar pela transmissão automatizada ou automática
acrescenta de 5% a 8% no preço da mesma versão do carro com câmbio
manual. Em levantamento de UOL Carros com 13 modelos, a
menor variação encontrada foi, curiosamente, a do veículo mais caro: 5%
na Volkswagen Amarok (em valor absoluto, de R$ 6.240, trata-se da maior
diferença).
Já a maior variação para dar o salto ao câmbio sem
pedal de embreagem foi justamente a do único 1.0 do Brasil com esse
recurso: o Kia Picanto, com acréscimo de 12,85% (ou R$ 5.000).
Esclarecendo: automático é o câmbio que não possui embreagem, usando um
conversor de torque para subir ou descer as marchas sem interferência do
motorista. Exemplo: Tiptronic.
Automatizado (ou robotizado) é o
câmbio que tem embreagem (uma, duas, em alguns casos até três), mas que
possui sistema autônomo (que pode ser hidráulico) que atua sobre elas e
faz as mudanças. Exemplos: Easytronic (Chevrolet), I-Motion
(Volkswagen), Dualogic (Fiat), Powershift (Ford) e DSG (grupo
Volkswagen).
Boa parte dos câmbios automáticos e automatizados
permite trocas manuais sequenciais -- sempre uma marcha de cada vez,
para mais ou para menos.
Os valores de nosso levantamento referem-se à cidade de São Paulo.
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+ Chevrolet Agile 1.4 LTZ -- R$ 2.200
Câmbio Easytronic, automatizado, cinco marchas, uma embreagem
R$ 41.590 M/T e R$ 43.790 A/T; diferença de 5,3%
+ Fiat Palio 1.6 Essence -- R$ 2.370
Câmbio Dualogic, automatizado, cinco marchas, uma embreagem
R$ 36.920 M/T e R$ 39.290 A/T; diferença de 6,4%
+ Volkswagen Gol 1.6 -- R$ 2.600
Câmbio I-Motion, automatizado, cinco marchas, uma embreagem
R$ 30.790 M/T e R$ 33.390 A/T; diferença de 8,4%
+ Honda Fit 1.5 LX -- R$ 2.960
Automático, cinco marchas
R$ 51.540 M/T e R$ 54.500 A/T; diferença de 5,75%
+ Hyundai HB20 Comfort Style 1.6 -- R$ 3.000
Automático, quatro marchas
R$ 42.995 M/T e R$ 45.995 A/T; diferença de 7%
+ Renault Sandero Privilège 1.6 -- R$ 3.280
Automático, quatro marchas
R$ 38.470 M/T e R$ 41.750 A/T; diferença de 8,5%
+ Peugeot 308 2.0 Allure -- R$ 3.700
Automático, quatro marchas
R$ 55.800 M/T e R$ 59.500 A/T; diferença de 6,6%
+ Toyota Corolla 1.8 XLi -- R$ 3.720
Automático, quatro marchas
R$ 59.080 M/T e R$ 62.800 A/T; diferença de 6,3%
+ Citroën C3 Exclusive 1.6 -- R$ 4.000
Automático, quatro marchas
R$ 51.240 M/T e R$ 55.340 A/T; diferença de 7,8%
+ Ford EcoSport Titanium 2.0 -- R$ 4.400
Câmbio Powershift, automatizado, seis marchas, dupla embreagem
R$ 66.490 M/T e R$ 70.890 A/T; diferença de 6,6%
+ Kia Picanto 1.0 -- R$ 5.000
Automático, quatro marchas; o Picanto é o único 1.0 com câmbio automático no Brasil
R$ 38.900 M/T e R$ 43.800 A/T; diferença de 12,85%
+ Nissan Sentra 2.0 -- R$ 5.090
CVT (continuamente variável, sem marchas)
R$ 51.390 M/T e R$ 56.480 A/T; diferença de 9,9%
+ Volkswagen Amarok Highline -- R$ 6.240
Automático, oito marchas
R$ 124.310 M/T e R$ 130.550 A/T; diferença de 5%
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