Pesquisa inédita encomendada pela ABDOH ao Instituto Ipsos Marplan mostra os sete grupos de público que são impactados pelas telas
Para a Associação Brasileira de Mídia Digital Out-Of-Home (ABDOH) o
mercado de comunicação nacional vive a era da quinta tela. Na tentativa
de propagar a ideia de que, após a exploração do cinema, da TV, do
computador e dos celulares como meio de divulgação de conteúdo, é a vez
da mídia digital out-of-home chamar a atenção do público, a entidade
apresenta uma nova pesquisa, que visa segmentar o setor.
Feita
pelo instituto Ipsos Marplan, a pesquisa Segmentação DOOH é o primeiro
estudo que se propõe a fazer uma divisão do meio pela perspectiva do
publico que o consome. Os dados foram coletados nos 13 mercados
brasileiros que fazem parte do mapeamento do instituto e serão
utilizados pela associação como fonte de dados e de argumentos da força
do meio DOOH no universo publicitário.
“Uma pesquisa como essa é
fundamental para mostrar a evolução dos consumidores e o papel da mídia
nesse novo contexto. A avaliação mostrou que 6 em cada dez pessoas já
notaram a presença de telas de mídia digital out-of-home em algum
estabelecimento. Já tínhamos ideia dessa penetração, mas é bom poder
comprovar isso com dados de credibilidade”, diz Geraldo Leite, que é
sócio diretor da Singular, Arquitetura de Mídia e também participa do
núcleo estratégico e operacional da ABDOH.
Veja as características de cada um dos grupos impactados pela mídia digital out-of-home, de acordo com a pesquisa da ABDOH:
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Batalhadoras correspondem a 21% do público consumidor da mídia DOOH
Crédito: Reprodução
Batalhadoras
Mulheres (88%), Acima dos 30
anos; classes econômicas D e D, com nível de instrução mediano; donas de
casa, predominantemente casadas, que decidem as compras no lar. Cuidam
da casa e da família e se preocupam com a própria saúde e bem-estar.
Assistem TV aberta e leem revistas.
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Bem-sucedidos: 8% do grupo
Crédito: Reprodução
Bem-sucedidos
Jovens, com idades entre 25 e
34 anos, das classes A e B. A maioria tem ensino superior (60%), atuam
no mercado de trabalho (78%). Pretendem viajar pelo exterior, frequentam
lanchonetes e fast food e possuem cartões de crédito. Gostam de comer
fora, frequentar shows e viajar. Comprar por prazer e relaxamento. São
muito assíduos na internet e consomem, também, TV aberta e paga.
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Independentes: 16% do grupo
Crédito: Reprodução
Independentes
Maioria de homens, acima de
30 anos, da classe C. São predominantemente chefes de família, casados,
com instrução mediana e atuantes no mercado de trabalho. Consomem
produtos de higiene e guloseimas, tomam cerveja e possuem automóvel. São
cuidadosos com o dinheiro e planejam seu consumo. Privilegiam conforto e
preço e não costumam ser fieis às marcas.
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Tradicionais: 16% do grupo
Crédito: Reprodução
Tradicionais
Homens e Mulheres, da classe
B2C, com idades entre 20 e 49 anos. A grande maioria é casado(a), com
nível de instrução mediano. São organizados, empreendedores e
consumistas. Preferem pagar as compras à vista. Os homens tem vida
social ativa e praticam esportes; as mulheres gostam de cozinhas.
Assistem à TV aberta e leem revistas e jornais.
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Bem-resolvidos: 15% do grupo
Crédito: Reprodução
Bem-resolvidos
Homens e mulheres,
predominantemente das classes A e B, com idades entre 30 e 59 anos. A
maioria tem alto nível de instrução e trabalham. São antenados e buscam
informações sobre política, economia e assuntos gerais. Gostam de
atividades individuais e veem a internet como um importante meio de
obtenção de informações.
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Ousados: 14% do grupo
Crédito: Reprodução
Ousados
Jovens com idades entre 13 e 24
anos, das classes B e C. A maioria depende financeiramente dos pais e
são solteiros. São consumistas e não guardam dinheiro, frequentam
cinemas e se interessam por esportes, moda e entretenimento. Consomem
muito TV aberta e rádio.
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Conectados: 14% do grupo
Crédito: Reprodução
Conectados
Jovens de ambos os sexos das
classes B2 e C, com idades entre 13 e 24 anos. São estudantes, solteiros
e dependentes financeiramente dos pais. São otimistas e muito antenados
com tecnologia e tendem a adotar novas marcas e produtos. Gostam de
fugir da rotina e tem vida noturna ativa. Usam a internet como primeira
fonte de informação.
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