terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Artigo de Nizan Guanaes: Imagine sem a Copa


Ao contrário de muitas previsões, a era da informação será também a era da propaganda. O marketing tornou-se mais, não menos importante num mundo de comunicação total onde a competição pela atenção só aumenta.

 
Peter Drucker, guru da gestão, falava que o objetivo de um negócio é criar clientes. Para isso, é preciso se comunicar. E, nesse nível de comunicação, ainda não inventaram profissional mais capaz do que um bom publicitário.
 
As empresas sabem disso.
 
Apesar da crise, os gastos com publicidade no mundo bateram recorde em 2012, alcançando a marca estimada de US$ 500 bilhões.
 
O crescimento do mercado mundial deve ficar em torno de 4% neste e nos próximos anos num mundo de crescimento geral bem mais modesto.
 
A emergência dos emergentes emancipou centenas de milhões de novos consumidores ao mercado, com quem as marcas estão apenas começando a dialogar.
 
Os mercados emergentes passarão os Estados Unidos em gastos com propaganda até 2014 e serão responsáveis por mais de 60% do crescimento do mercado global nos próximos anos.
 
Estamos no miolo de tudo isso, e ainda fomos abençoados com os dois maiores eventos do planeta numa mesma temporada: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.
 
Essa era de megaeventos e de megaexposição global já está entre nós. A Copa das Confederações, o aperitivo da Copa do Mundo, começa daqui a seis meses, com oito países jogando em seis cidades do Brasil.
 
E quando vierem dizer, diante de uma dificuldade qualquer, "Imagine na Copa", responda prontamente: "Imagine sem a Copa".
 
Meu setor, e tantos outros, já são testemunhas dos investimentos em curso, dos efeitos positivos dessa grande ousadia brasileira, como bem colocou o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles em sua coluna nesta Folha no último domingo, de abrigar dois eventos tão importantes um na sequência do outro.
 
Copa e Olimpíada são portas abertas para a globalização, atalhos para a consciência global. Como melhor contrapeso ao custo país, a Copa e a Olimpíada vão nos ajudar a organizar o benefício país, a mostrar ao mundo porque é bom ser e estar no Brasil.
 
Nossa posição é clara e sustentável: gigante da paz, democracia tolerante, caldeirão multiétnico, capitalista, legalista, multilateralista.
 
Que país emergente sustenta combinação tão benigna de atributos na prateleira? E ainda melhora quando agregamos aos atributos do país os atributos da gente: alegre, afável, sensual, tolerante, trabalhadora, criativa.
 
Os rituais de fim de ano já chegaram. 2012 passou como uma bala, nos deixando mais perto desses encontros marcados com a atenção mundial.
 
O ano acaba sob o impacto da morte de nosso maior arquiteto, Oscar Niemeyer. Ele deu formas às nossas curvas e deu curvas às nossas formas. E foi tudo o que queremos ser: inovador, generoso, inteligente, belo, original, autêntico, global.
 
Ao contrário de nações que se esforçam para copiar os outros, o Brasil tem tudo para ser excepcional, como Niemeyer.
 
O duplo amadurecimento da nossa democracia e do nosso capitalismo tende a convergir para um país mais justo e mais dinâmico. Ainda está longe do que queremos, do que podemos e do que seremos, mas conquistamos muita coisa. Afinal, ninguém se torna a sexta maior economia do mundo só por acaso ou só por commodity.
 
E muito do que falta depende mais de nós do que de qualquer outra coisa.
 
Nesta época de balanço e planejamento, foque nas suas capacidades, não nas incapacidades dos outros.
 
E lembre-se que muito melhor do que dar presentes é dar horizontes. Melhor do que fechar o ano com lucro líquido é fechar o ano com orgulho líquido pelo que sua empresa e você fizeram. É com esse orgulho que vamos construir grandes empresas e um grande país.
 
2013 está chegando para melhorar 2012. E quer uma boa notícia: todo mundo acha que vai ser melhor.
 
Uma coisa é certa: no dia 15 de junho de 2013, a bola vai começar a rolar, e o mundo estará olhando. Faça a sua parte e faça o melhor.
 
Por Nizan Guanaes, publicitário e presidente do Grupo ABC. Publicado originalmente na Folha de S. Paulo.

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