Especialistas apontam os principais indicadores que devem ser avaliados pelos empresários
São Paulo – O fim do ano se aproxima e o planejamento é a única
garantia para que tudo esteja em dia para o ano que vem. Para isso, o
dono da pequena empresa
precisa ter em mãos indicadores como volume de vendas e margem bruta.
“Um erro muito frequente é ter uma mudança nos cálculos e o
empreendedor continuar no mesmo caminho”, afirma Marco Aurélio de Sá
Ribeiro, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Ibmec (CEI).
Reunir informações do fluxo de caixa, demonstrativo de resultado de
exercício (DRE) e do balanço patrimonial é importante para que o empreendedor
possa tomar decisões sobre o rumo do negócio. “Para aumentar a riqueza
dos sócios, por exemplo, é preciso pensar em três itens: gerar
rentabilidade, gerar caixa e ter ações de sustentabilidade para garantir
a continuidade no mercado”, explica Dariane Castanheira, professora do
Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da Fundação
Instituto de Administração (ProCED/FIA).
Para Edison Kalaf, professor de inovação e empreendedorismo
da Business School São Paulo (BSP), só analisar os indicadores não é o
suficiente. “É preciso fazer um plano, definir metas para si próprio,
mesmo quando a empresa está indo muito bem”, diz. Confira abaixo alguns
indicadores que podem ajudar o pequeno empresário a avaliar o negócio.
1. Margem de lucro
Na hora de calcular a margem de lucro dos produtos da sua empresa é preciso considerar os custos fixos operacionais que o preço de vendas deve cobrir.
Para se chegar à margem líquida é preciso subtrair os custos do valor
da receita líquida e dividir pela mesma receita líquida. Quanto maior
for o índice, melhor. De acordo com Kalaf, o crescimento dos custos
fixos é comum, mas não é recomendável que ele cresça.
2. Nível de endividamento
O pequeno empresário precisa avaliar periodicamente os custos dos
empréstimos. “Avaliar como ele variou do ano passado para esse período e
tomar atitudes para que ele fique decrescente. O ideal é parar de pagar
juros”, explica Kalaf.
Os indicadores de liquidez, segundo Dariane, são informações
importantes para bancos e fornecedores. A liquidez geral de uma empresa
pode ser calculada pelo ativo circulante mais realizável a longo prazo
dividido pelo capital passivo. "Isso mostra o quanto a empresa possui
para cada real de dívida. Acima de um mostra que a empresa pode
facilmente quitar suas dívidas”, explica.
3. O retorno sobre investimento (ROI)
Para que o planejamento do negócio seja eficaz, o ROI é um indicador
importante. Ao saber a perspectiva de crescimento da empresa, o
empresário saberá a rentabilidade do negócio a médio prazo.
A sua empresa está rendendo? “Por ano, o empreendimento tem que render
15% do dinheiro que lucrou versus aquilo que ele investiu”, explica
Sarfati. Caso contrário, é preciso rever o que está sugando as finanças.
4. Giro de estoque
Ao final do ano, ao avaliar como está a situação do estoque da sua empresa,
dedique um tempo para calcular o giro. “Ele é calculado pelos custos
dos produtos vendidos dividido pelo estoque e mostra quantas vezes o
estoque está sendo vendido. Quanto maior o indicador, melhor”, explica
Dariane.
O acúmulo de mercadorias equivale a dinheiro parado no estoque e pode
desequilibrar a gestão financeira da empresa. Não sobrar produto é tão
importante quanto não faltar.
5. Clima organizacional
A satisfação da sua equipe de funcionários também é um indicador de
como foi o ano da empresa. Se o tempo de permanência de uma pessoa na
equipe não ultrapassar dois meses, significa que o empresário não está
conseguindo reter a mão-de-obra. “para ter continuidade do negócio é
preciso de um comprometimento da equipe”, afirma Sarfati.
Como seus colaboradores encaram a sua empresa? Kalaf explica que um
ambiente agradável e propício para que os funcionários cresçam
profissionalmente são indicadores importantes de serem avaliados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário