Concessionárias afirmam que teste só começa na semana que vem.
"Euforia" ou "bombando" foram palavras usadas por gerentes de algumas
das novas concessionárias que levam o nome Hyundai do Brasil para
descrever o primeiro dia de vendas do hatch HB20,
na última quarta-feira (10). Eles relataram casos de clientes que já
haviam comprado o carro sem ao menos vê-lo - na tradicional pré-venda,
recurso usado por muitas marcas. Agora, com o hatch exposto nas
concessionárias, consumidores podem conhecê-lo de perto, mas sem andar
nele. Entre as 120 lojas que compõem a rede que venderá exclusivamente o
HB20 no país, cerca de 30 que atenderam a telefonemas do G1 na quarta disseram que ainda não possuíam unidades para test-drive.
Bruno Gattai, diretor comercial do grupo Smaff, com concessionárias em
Brasília, Teresina e Fortaleza foi um dos que afirmaram ainda não ter
carro de teste. Segundo ele, isso só acontecerá na próxima terça-feira
(16). Outras lojas relataram que receberão os carros de test-drive na
segunda (15).
hyundai hb20 (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
O diretor comercial ressaltou que isso não impediu a conclusão das
vendas. “A loja está parecendo uma rodoviária. Não conseguimos dar conta
do banheiro, dos copos de água, do café...”, descreveu. “O lançamento
oficial é hoje [quarta], mas teve uma explosão de procura desde o dia 1º
de outubro. Há 20 anos trabalho no mercado de veículos e nunca vi
isso”, disse o diretor, acrescentando que possui 435 pedidos com o sinal
pago. Segundo Gattai, a meta do grupo é vender por mês 500 unidades em
cada uma das duas lojas de Brasília.
Outra concessionária que vende ainda sem test-drive é a Santa Fé, em
Francisco Beltrão (PR). Mesmo assim, segundo o gerente Robson Carponi,
20 carros já foram comercializados, sendo que apenas 11 deles estavam
disponíveis de pronta-entrega. "Para uma cidade com 90 mil habitantes é
muita coisa", avaliou.
Venda durante a limpeza
O diretor de vendas Nivaldo
Pessoa, da Ulsan, em Campo Grande, conta que começou a vender o HB20
antes da data oficial de lançamento. "Na verdade, ontem [terça] à noite,
a loja estava sendo limpa ainda, para a abertura hoje, e os clientes
entraram. Eles nem ligaram para a água no pé... Vendemos 2 carros
durante a limpeza", contou Pessoa. Na última quarta, ele disse ter feito
mais 19 vendas.
O local antes era uma concessionária da Volkswagen, mas a maioria das
lojas ouvidas pela reportagem, antes de se dedicarem ao primeiro carro
nacional da Hyundai, eram revendas da marca com a concessão do Grupo
Caoa para vender os modelos importados.
Elas mudaram o foco porque montadora decidiu separar os produtos: onde
se vende o HB20 não é comercializado nenhum modelo trazido da Coreia do
Sul. A própria Caoa terá unidades da Hyundai Motor Brasil e outras de
importados. A ideia é que os pontos da HMB sejam exclusivos dos carros
nacionais da marca, produzidos em Piracicaba (SP). Depois do hatch, a
"família HB20" crescerá com um sedã e uma versão "aventureira".
Há concessionárias que nem os carros da “primeira leva” receberam
ainda. É o caso da GTS–Barreiras, na Bahia. De acordo com o gerente de
vendas, a demora na entrega aconteceu porque o processo burocrático de
abertura da loja atrasou. “Aqui é mais longe, demorou mais para chegar o
material de instalação”, explicou. Segundo ele, 44 carros estão para
chegar e 9 já foram vendidos. A lista de espera é de mais de 20
clientes.
saiba mais
Funcionários de lojas ouvidas dizem que o preço praticado é o sugerido
pela Hyundai na ocasião da apresentação do modelo, partindo de R$ 31.995
(veja todos os preços e versões),
que é o valor da versão de entrada com motor 1.0. Muitos, no entanto,
afirmam que o HB20 1.6 é mais procurado -justamente a motorização
considerada o foco da Hyundai.
E o preço da revisão?
Além de comprarem o carro sem ter
dirigido ou antes mesmo de tê-lo visto, os clientes ainda não sabem
quanto vão pagar exatamente nas revisões. A maioria das 30 lojas ouvidas
diz que não recebeu a tabela com os valores.
“O preço será tabelado, mas ainda não foi divulgado oficialmente. As
duas primeiras [revisões], de 10 mil km e 20 mil km, terão a mão de obra
paga pela montadora, devem ficar em R$ 200 e R$ 300, respectivamente.
Já a de 30 mil km chega a até R$ 500”, estima o gerente de vendas da
Toksu, em Barbacena (MG), Alessando Lopes, outra que tem fila de espera.
Lojas da capital paulista não atenderam telefonemas
O G1
tentou falar com todas as 10 concessionárias da capital paulista, a
maioria delas pertencente ao grupo Caoa. No caso das lojas do grupo, a
ligação era transferida para uma gravação, mas ninguém atendeu. Os
telefones das outras duas, localizadas no Carrão e no Ipiranga, foram
apontados como números inexistentes. Os números discados foram os
divulgados no site da Hyundai Motor Brasil (www.hyundai.com/br).
Em Santo André, no ABC paulista, uma unidade Caoa já operava como
Hyundai do Brasil. De acordo com o gerente de vendas Alexandre
Figueiredo, a meta do grupo para 30 lojas que venderão os carros
nacionais é de emplacar 7,5 mil unidades do HB20 ao mês. “A meta por
loja é de 250 unidades mensais”, explicou Figueiredo, que esperava ter
30 negócios fechados no 1º dia. “O movimento está muito grande, 100
pessoas já passaram hoje por aqui. Isso porque é uma semana difícil, de
véspera de feriado”, disse.
O G1 entrou em contato com a Hyundai do Brasil para
obter informações sobre quantas concessionárias realmente abriram na
última quarta e quais delas já oferecem test-drive. Até o fechamento da
reportagem, a montadora não havia retornado o contato.
De acordo com comunicado oficial, a operação começa com 120
concessionárias localizadas em 101 cidades de 24 estados. "As lojas são
controladas por 65 grupos independentes que estão prontos para vender e
oferecer serviços para o HB20", diz o texto. O modelo da Hyundai foi
desenvolvido exclusivamente para o Brasil e começou a ser produzido no
último dia 20, em Piracicaba.
Veja abaixo a galeria de fotos do Hyundai HB20:
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